Gênesis 43:30 a 50:26 (Final Gênesis)

2 0 0
                                    

43:30 E José apressou-se, porque as suas entranhas comoveram-se por causa do seu irmão, e procurou onde chorar; e entrou na câmara, e chorou ali.

43:31 Depois lavou o seu rosto, e saiu; e conteve-se, e disse: Ponde pão.

43:32 E serviram-lhe à parte, e a eles também à parte, e aos egípcios, que comiam com ele, à parte; porque os egípcios não podem comer pão com os hebreus, porquanto é abominação para os egípcios.

Essa discriminação ao comer por parte dos egípcios em relação aos hebreus (judeus) que na época eram seus escravos demonstra um tipo de discriminação. Acreditamos que este trecho tem o objetivo de demonstrar como é negativo qualquer tipo de discriminação, seja por motivos religiosos, de raça, sexo, origem geográfica, condição social, preferência política, opinião entre outros. Como para Deus todos são importante ninguém vale mais do que ninguém para os olhos divinos, portanto qualquer tipo de discriminação é contrário aos planos divinos. Discriminar alguma pessoa em razão de algo, é transformar as pessoas em coisas, ou seja, em objetos. Tudo que desvaloriza o ser humano e vai contra a dignidade da pessoa humana é uma ofensa a todos não só em relação aos discriminados e uma ofensa a Deus em primeiro lugar. Pois se para Deus a vida de todos é importante ao fazer alguém sofrer por qualquer tipo de discriminação estamos indo contra os planos de Deu seja por ignorância ou de forma consciente. Acreditamos que comportamentos humanos degradantes da vida e da dignidade humana como preconceitos, discriminação, escravidão, crimes, guerras, que eram recorrentes em épocas antigas, serão cada vez menos aceitáveis quanto mais a Terra se aproximar do Jardim do Éden (Terra planejada por Deus, portanto perfeita ou mais próxima da perfeição).

Qualquer coisa que discrimina o ser humano é contra os planos divinos.

43:33 E assentaram-se diante dele, o primogênito segundo a sua primogenitura, e o menor segundo a sua menoridade; do que os homens se maravilhavam entre si.

43:34 E apresentou-lhes as porções que estavam diante dele; porém a porção de Benjamim era cinco vezes maior do que as porções deles todos. E eles beberam, e se regalaram com ele.

44:1 E DEU ordem ao que estava sobre a sua casa, dizendo: Enche de mantimento os sacos destes homens, quanto puderem levar, e põe o dinheiro de cada um na boca do seu saco.

44:2 E o meu copo, o copo de prata, porás na boca do saco do mais novo, com o dinheiro do seu trigo. E fez conforme a palavra que José tinha dito.

44:3 Vinda a luz da manhã, despediram-se estes homens, eles com os seus jumentos.

44:4 Saindo eles da cidade, e não se havendo ainda distanciado, disse José ao que estava sobre a sua casa: Levanta-te, e persegue aqueles homens; e, alcançando-os, lhes dirás: Por que pagastes mal por bem?

44:5 Não é este o copo em que bebe meu senhor e pelo qual bem adivinha? Procedestes mal no que fizestes.

44:6 E alcançou-os, e falou-lhes as mesmas palavras.

44:7 E eles disseram-lhe: Por que diz meu senhor tais palavras? Longe estejam teus servos de fazerem semelhante coisa.

44:8 Eis que o dinheiro, que temos achado nas bocas dos nossos sacos, te tornamos a trazer desde a terra de Canaã; como, pois, furtaríamos da casa do teu senhor prata ou ouro?

44:9 Aquele, com quem de teus servos for achado, morra; e ainda nós seremos escravos do meu senhor.

44:10 E ele disse: Ora seja também assim conforme as vossas palavras; aquele com quem se achar será meu escravo, porém vós sereis desculpados.

A Chave de Davi o Deus de Abraão.Onde histórias criam vida. Descubra agora