Gênesis 9:12 a 13:2

1 0 0
                                    


9:12 E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas.

Essa aliança é entre Deus e toda a alma vivente e será eterna segundo a vontade de Deus e caso a humanidade fizer por merecer no sentido de trabalhar com o "suor do teu rosto" para que isto aconteça.

9:13 O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra.

9:14 E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens

O Arco-íris representa que todos os fenômenos da natureza (a exemplo do arco-íris) são uma dádiva de Deus para a humanidade e que a criação da natureza e de todo o Universo tem a função maior de dar suporte para a vida em todas as suas formas e variações. O arco-íris por ter várias cores representa à riqueza da natureza (e suas devidas leis) a variedade e diversidade e que as diferenças são aos olhos de Deus um dom de sabedoria.

O homem e mulher são o exemplo mais verdadeiro disso, pois apesar de serem diferentes (estrutura física, pensamentos, etc...) se amam e vivem bem mesmo sendo diferentes. Portanto por mais que pareça impossível haver respeito mútuo entre as diversas religiões (exemplo de diferenças) para Deus é um plano totalmente executável, pois as diferenças entre o homem e a mulher nunca foram obstáculo para a convivência harmônica assim como vários outros possíveis exemplos que possam existir.

9:15 Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne.

9:16 E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra.

9:17 E disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança que tenho estabelecido entre mim e entre toda a carne, que está sobre a terra.

Arco-íris ou prisma de cores

O Arco-íris ou prisma de cores é o símbolo dos fenômenos da natureza criados por Deus. O Arco-íris representa ainda o mundo material e as leis da natureza, pois são as cores no espectro visível ao homem ou ainda à ciência que é a visão que o homem pode alcançar da natureza será sempre limitada pelos limites da ciência (Árvore do bem ou do mal, do conhecimento) e dos cinco sentidos (visão-audição-tato-olfato-paladar). A ciência na verdade ampliam os cinco sentidos humanos. Um microscópio e um telescópio fazem a humanidade enxergar mais perto e mais longe como não poderia fazer por meios naturais próprios. Isto quer dizer que por mais que os cinco sentidos humanos sejam ampliados pela árvore do conhecimento (ciência) ainda estaremos limitados pelos cinco sentidos. Vamos supor que para entender perfeitamente Deus necessitaríamos de 10 sentidos ao invés de 5. Por mais que nossa ciência avançasse na ampliação dos cinco sentidos ainda nos faltariam mais 5 misteriosos. Portanto nossa visão do Universo por mais avançada que pareça ainda estará limitada.

O arco-íris quer dizer ainda que Deus não irá alterar os fenômenos naturais para que a humanidade seja destruída e nem a Terra. Isto quer dizer em nossa opinião que a Terra só poderá ser destruída em razão do acaso ou pela própria ação da humanidade, mas nunca por uma alteração ou intervenção da vontade divina sobre o Planeta. Conjugado com a interpretação de que a "Luz e as Trevas" foram separadas, podemos entender ainda que Deus não mais altera a natureza com nenhuma finalidade destrutiva e que se isso acontecer será obra do acaso e não da vontade Dele. Outra interpretação possível é que o espectro de cores visível ao homem será sempre limitado, ou seja, nossa visão da realidade estará sempre em uma parte somente, já que são as cores visíveis a olho nu, e sabemos que são mais. Pode simbolizar, portanto que as ciências sempre irão ter capacidade de descobrir parte do Universo e não ele por completo.

A Chave de Davi o Deus de Abraão.Onde histórias criam vida. Descubra agora