Gênesis 8:11 a 9:11

2 0 0
                                    


8:11 E a pomba voltou a ele à tarde; e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra.

8:12 Então esperou ainda outros sete dias, e enviou fora a pomba; mas não tornou mais a ele.

8:13 E aconteceu que no ano seiscentos e um, no mês primeiro, no primeiro dia do mês, as águas se secaram de sobre a terra. Então Noé tirou a cobertura da arca, e olhou, e eis que a face da terra estava enxuta.

8:14 E no segundo mês, aos vinte e sete dias do mês, a terra estava seca.

8:15 Então falou Deus a Noé dizendo:

8:16 Sai da arca, tu com tua mulher, e teus filhos e as mulheres de teus filhos.

"Sair da Arca" significa que a humanidade sairá do enclausuramento de algum compartimento (arca) após um grande desastre natural (não necessariamente de águas, pode ser qualquer evento extremo da natureza) que tem por objetivo selecionar os que habitarão no Éden (Terra do futuro planejada por Deus) "teus filhos e as mulheres de teus filhos" significam as gerações posteriores (descendência genética).

8:17 Todo o animal que está contigo, de toda a carne, de ave, e de gado, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, traze fora contigo; e povoem abundantemente a terra e frutifiquem, e se multipliquem sobre a terra.

8:18 Então saiu Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele.

8:19 Todo o animal, todo o réptil, e toda a ave, e tudo o que se move sobre a terra, conforme as suas famílias, saiu para fora da arca.

8:20 E edificou Noé um altar ao SENHOR; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar.

Oferecer animais para "holocausto" era uma prática religiosa antiga da época. Com a evolução da humanidade acreditamos não ser mais necessário oferecer qualquer animal em sacrifício a Deus. Conforme a sociedade evolui seus bens espirituais, as práticas religiosas tendem a acompanhar essa evolução. Não quer dizer que esta prática é errada, mas que devemos adequar às práticas religiosas com a evolução de nossa consciência individual e a consciência coletiva da humanidade.

Noé: símbolo da nova humanidade.

8:21 E o SENHOR sentiu o suave cheiro, e o SENHOR disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz.

Aqui está um exemplo de que o próprio Deus teria amaldiçoado a Terra por causa do homem. Entendemos que o mal aqui provém do próprio homem. Embora seja uma afirmativa direta do próprio Deus, a interpretação atual seria no sentido da responsabilidade sobre o mal da Terra ser do próprio homem (humanidade). Quem entende que Deus teria também um impulso para mal como nós poderia interpretar dessa forma.

8:22 Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão.

9:1 E ABENÇOOU Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.

Aqui está um mandamento de que é um dever de todo homem e mulher sadios terem filhos. Mas esse mandamento deve ser relativizado se o casal tiver passando por problemas. Não é porque Deus deseja que as pessoas se multipliquem que isto deve ser feito com irresponsabilidade e sem planejamento.

A Chave de Davi o Deus de Abraão.Onde histórias criam vida. Descubra agora