Antes de pensar em postar o seu livro pela primeira vez, tenha pelo menos de 5 a 10 capítulos guardados. Assim, caso algum imprevisto aconteça, você terá capítulos de reserva. Lembra a dica da Manu? Pois é, segura a ansiedade e revise bem antes de postar!
Ah, Aretha, você falando de ansiedade? Já teve livro que postou um capítulo novo todo dia!
Sim, eu sei, mas isso aconteceu porque estava de férias e tive 45 dias para terminar o livro. Contudo, mesmo assim, ainda mantinha capítulos reserva.
Cada um tem seu ritmo de escrita, então defina um dia certo de postagem (seja semanal, quinzenal, mensal...) para os seus leitores, assim eles saberão quando esperar o capítulo novo. Se ocorrer um imprevisto e não puder postar, mande uma mensagem aos seguidores avisando, mas nunca os abandone de vez sem explicação.
>>> Capítulos finais <<<
Só poste um livro se você puder finalizá-lo! Eu acho muito triste ver um livro abandonado no meio, principalmente se o motivo for pouca visualização. A gente escreve para os leitores sim, mas acima disto, escrevemos para nós mesmos. Para dar vida às pessoas que vivem em nossa cabeça.
Não abandone seu sonho de escrever um livro, eu já disse que aqui quantidade não é igual à qualidade!
Se você vai postar um livro que já está na Amazon ou foi publicado de alguma forma e não pode postá-lo completo, avise no título que é "Amostra" ou "degustação". Desta forma, a pessoa lê já sabendo que precisa comprar para saber o final.
A maioria dos meus livros estão assim, em amostra, pois o contrato da Amazon não permite que sejam disponibilizados completos em qualquer outro lugar. Porém, antes de ficarem assim, estiveram completos aqui no wattpad e eu avisei duas semanas antes que iria retirar.
Momento merchandising: Gente, tenho vários livros na Amazon/kindle unlimited. Quem não tem aparelho kindle, pode ler pelo app Kindle para celular, tablet e ipad ou pelo leitor do kindle em qualquer computador. Convido todos a lerem as amostras, talvez gostem! Desde o prólogo tem várias partes que mexem com a empatia e a emoção que falei no capítulo passado. ;)
Acompanhem também Meu ex-melhor amigo aqui no Wattpad.
Como comecei a Jack Rock aqui, postei a continuação toda no Wattpad e depois foi para a amazon, ficando apenas alguns capítulos de amostra. O mesmo eu fiz com os contos da série. Por que eu não coloquei direto na Amazon? Por respeito às leitoras que votaram, acompanharam e comentaram o primeiro livro. É obrigatório fazer isto em caso de séries? Não, fica a seu critério. Até porque às vezes a série é passada para uma editora e essas decisões de onde e quando postar saem da mão do autor.
Agora me pergunte: Isto afetou suas vendas na Amazon? Não, pois o público da amazon é diferente de boa parte do público daqui. A maioria lá prefere pagar e ter o livro completo e revisado. Inclusive, algumas pessoas leram o livro aqui e mesmo assim compraram lá para ter a versão revisada e com capítulo extra de bônus. Capítulo este que não interfere na história principal.
Se você pretende sacanear seu leitor não postando o final de propósito, não faça! Não vale à pena perder seu público e manchar sua reputação. Tenho zelo por seu nome e lembre-se, sua atitude em qualquer rede social, dentro ou fora do Wattpad, pode resultar no seu fracasso ou sucesso como autor.
Lembre-se: Respeito é bom e todo mundo gosta!
By Aretha V. Guedes
VOCÊ ESTÁ LENDO
Wattpad: Trocando experiências
Non-FictionWattpad: trocando experiências é um livro de dicas que tem o objetivo ajudar autores iniciantes aqui da plataforma. São experiências vividas e observadas por nós, não somos donas da verdade e o que funciona para gente pode não funcionar para todos...