Como divulgar no Facebook

2.9K 380 62
                                    


Eu não preciso falar a importância das redes sociais na atualidade. Ninguém aqui está livre delas, já que o wattpad é uma rede social de livros. Querem alcançar seus leitores? Então, conectem-se!

Ah, mas eu tenho vergonha ou por motivo X não posso usar o meu perfil pessoal! Não tem problema, faça um perfil fake. Tem diversos por aí!

Use o máximo de redes que conseguir: facebook, twitter, instagram, snapchat (alguém lembra que esta existe?), tik tok, bom perfil... Todas que você quiser. Faça quotes de trechos importantes do seu livro com o próprio app do Wattpad ou com imagens diferentes e até gifs. 

Conheça seu público:

Qual o gênero e faixa etária dos seus leitores? Quem são eles? O que eles gostam? Você primeiro precisa saber disto para depois pensar onde vai focar sua divulgação. Por exemplo: Joãozinho, em um grupo do facebook, pede indicações de fanfics dos Bananas de Pijama e você escreve uma fanfic do Bob Esponja.

Você observa aquele pedido e pensa: poxa! Se ele lê Bananas de Pijama, pode ser que goste do Bob Esponja. Não tem nada a ver, mas vai que cola. Então, você vai e educadamente diz:

"Oi, tudo bem? A minha é do Bob Esponja, conta a história de um triângulo amoroso entre ele, a Sandy Bochechas e o Plâncton. Talvez você goste."

A pessoa talvez curta e leia! E se você não escrever fanfic? Ou então sua fanfic for de outro gênero?

"Oi, tudo bem? A minha é um romance da Annabele com o Jigsaw. Eles se juntam para se vingar do Andy, já que ele estourou a cabeça do Chucky após os créditos finais do quarto filme. Talvez você goste."

Eu amaria ler uma fanfic dessa, mas o leitor do Bananas de pijama dificilmente sentiria o mesmo, não é? Foque nos que já gostam do seu gênero de escrita, depois você tenta abrir o leque e alcançar outros leitores.

Imagens/Trechos explícitos:

Cuidado com o tipo de imagem que vai usar. Ai, Aretha! Meu livro é hot e o trecho que quero postar é de derreter calcinhas. Ok, beleza! Me mande o link que quero ler... Opa, o que era que eu ia falar mesmo?

Ah, lembrei! Mesmo que seu trecho seja explícito, escolha uma quote mais moderada. Use uma imagem que deixe o leitor curioso para ler o resto. O mesmo do hot vale para cenas com extrema violência. Você pode também escolher uma gif e copiar um trecho maior com o aviso +18 e o título do livro em cima.

Ninguém quer ter o perfil denunciado, não é?

Esta regra não vale se você estiver em um grupo específico para o tema do seu livro ou que as pessoas postem fotos mais ousadas. Conheça o grupo, veja as regras e seja feliz! ;)

>>>> ATENÇÃO! O próprio Facebook/Instagram anda denunciando imagens e textos explícitos e com palavrões. Você provavelmente será denunciado de forma automática, ter todas as suas propagandas marcadas como spam, deletadas, sua conta bloqueada e talvez até perca a conta.

Grupos no facebook

Entrem no máximo de grupos do Facebook que vocês conseguirem, não sei nem dizer de quantos participo. Posto em todos? Nem sempre, precisa prestar atenção em alguns detalhes:

Regras

Alguns grupos tem regras que não permitem a postagem livre. Geralmente, há um post específico para divulgação. Respeite as regras do grupo, observe se você pode usar para publicar quotes.

Hashtag

Às vezes eu esqueço de usar hashtag no Facebook! Mas ela facilita que outras pessoas encontrem sua quote e é de extrema importância. Principalmente no instagram e twitter, nestes é essencial.

Use hashtags relevantes: #Nomedoseulivro #Seunome #Wattpad #Quote #Citação #TrechodeLivro ....

Spam

Eu já falei que participo de um monte de grupos, agora imagine eu postando em 70 grupos! Tão trabalhoso que dá uma preguiça... Mas é necessário! Apenas tenha cuidado de não encher a paciência dos outros postando todos dias quotes do mesmo livro. Desse jeito a pessoa lê o livro pelas quotes do facebook e não pelo wattpad. Ok?

>>>> Alguns detalhes: Variem na quote, link e texto. Não repita várias vezes. Tente não postar no mesmo grupo todos os dias. Use a imagem do banner com a menor quantidade de texto possível. 

Blogs, resenhas e divulgações

Procure blogs, moderadores de grupos, resenhistas e pessoas que fazem divulgação em redes sociais. Existem vários em todas as redes sociais que fazem divulgação de livros do wattpad.

Agora lembre-se: no momento que você pede a outra pessoa para fazer uma resenha do seu livro, esteja preparado para ouvir críticas e/ou sugestões. 

Pequenas dicas:

Spoilers: Cuidado com o excesso de spoiler na quote.

Tamanho: Quotes muito extensas tem a uma probabilidade menor de serem lidas.

Interação com os membros: Não use os grupos apenas como depósito de quotes. Participe e comente o máximo que puder.

Links em postagens alheias: Já falei isso antes e volto a repetir, nunca use a postagem do coleguinha para autodivulgação. Não sem que o mesmo tenha autorizado e/ou pedido por links.

Uso de artifícios: Não tente enganar o leitor ou induzi-lo a ler o seu livro. Você quer comentários por pena ou por ser um bom escritor? Eu quero vocês como escritores fortes e decididos! Nada de política "ninguém me amar, ninguém me quer" aqui, ok?

Revise: Não adianta perder horas divulgando e não gastar tempo suficiente na revisão. Revise seu livro e corrija os erros mais grotescos ou você perderá o leitor no primeiro capítulo.

Como dizem em Panem: May the odds be at your favor!

Beijinhos,

Aretha V. Guedes

 Guedes

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.
Wattpad: Trocando experiênciasOnde histórias criam vida. Descubra agora