Empatia e sentimentos

4.7K 717 235
                                    


Hoje resolvi falar sobre sentimentos e me bateu aquela curiosidade: como é para vocês na hora de escrever? Vocês se conectam com seus personagens? Sentem o mesmo que eles? Seja amor, luxúria, dor, arrependimento... Como transmitem o sentimento deles para o leitor?

Antes de continuar, quero deixar uma coisa clara: depressão é uma doença séria e muito complexa, não é apenas sentir tristeza. Este termo é usado muito levianamente tanto na vida real, quanto nos livros.

Depressão é diferente de melancolia! Pesquise antes de utilizar estes ou quaisquer outros termos médicos.

Falando em "termos", vocês sabem o que é empatia?

"Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo."

(http://www.significados.com.br/empatia/)

Quando eu estou lendo um livro, não importa o gênero que seja, preciso ter empatia com o personagem. Se não me imaginar no lugar dele, já era, não consigo ler. Principalmente se for em primeira pessoa!

Vamos a um exemplo?

ATENÇÃO!!!!!!! ALERTA SPOILER DO SEGUNDO LIVRO DA TRILOGIA ELLE (SÉRIE JACK ROCK). SE VOCÊ NÃO GOSTA DE SPOILER E PRETENTE LER ELLE, NÃO LEIA A PARTE EM ITÁLICO)

.

.

.

.


"Minha cabeça parecia feita de chumbo e doía. Sinto como se meu rosto tivesse uma pulsação própria de tanto que latejava. Onde eu estava?

– SAM! – Tento enxergar, mas meu olho esquerdo estava tão inchado que mal podia abri-lo. Mesmo com um olho só procurei por ela ao meu redor. Um velho piso de madeira e janelas empoeiradas, mas nada de Samantha.

Este lugar me era familiar, mas minha cabeça doía muito para eu lembrar.

– Até que enfim a bela adormecida acordou! – Aquele homem asqueroso para em frente à mim.

– Você atirou em mim! – Olho para meu vestido, além das cordas que me mantinham presa, não havia sinal de agressão. – Como ainda estou viva?

O homem usava um coldre em cada lado do corpo. Ele saca a arma do lado esquerdo: – Atirei com esta maravilha aqui! 12,7 milímetros, mira ajustável, propulsão de CO2, uma das pistolas tranquilizantes mais leves do mercado.

Ele guarda a arma e pega a do lado direito, encostando-a em minha têmpora: – Agora se eu tivesse usado esta aqui, você estaria decorando o chão do cemitério com seus miolos. – Ele segura meus cabelos com força e puxa para trás, sinto a dor, mas não grito. Eu já estava à mercê dele, presa em uma cadeira, não iria dar a satisfação de me ver implorar.

– Fiz um estrago grande aqui, hein? – Enfia a ponta da arma no inchaço do meu olho, mordo meu lábio com força para evitar o grito. – Me responda!

O homem me dá um tapa forte, meu olho que já estava sensível, agora era uma sinfonia de dor. Sinto um líquido quente escorrer por minha bochecha. Sangue e lágrimas pingam em minha blusa."

(Elle sombras do passado/ Série Jack Rock #2)

.

.

.

.

Se você nunca leu este livro, não sabe quem é Samantha, não faz ideia nem de quem é a pessoa sendo torturada ou quem pode ser o torturador. Mesmo sem a conexão com a personagem, você conseguiu sentir sua dor?

Provavelmente não com o mesmo impacto que um leitor assíduo teve. Quer saber o motivo? Simples, empatia! O seu leitor, aquele que comenta, vota e participa, se coloca no lugar da personagem. Se preocupa com a vida de Sam, sente o latejar da cabeça e o sangue escorrendo.

Agora me pergunte: Qual dica você quer passar com este capítulo, Aretha?

Eu quero que cada um de vocês, na próxima vez que estiver escrevendo um capítulo, feche os olhos antes de digitar e repasse a cena na sua cabeça. Ficou emocionado? A pele arrepiou? Conseguiu passar a emoção necessária? Se aquilo estivesse acontecendo com você, como seria sua reação?

Minha dica é:

Para emocionar o seu leitor, você primeiro tem que se colocar no lugar do seu personagem. Sinta o que ele sente: sorria, chore, sofra e ame com ele. É através das emoções que seu personagem fictício se tornará real na mente e no coração de quem lê. Trabalhe a sua empatia!


By ArethaVGuedes






Wattpad: Trocando experiênciasOnde histórias criam vida. Descubra agora