Ps.: Esses são bugs antigos! Terei que fazer uma parte 2 com os novos... rs
Eu já falei sobre os bugs do wattpad nos "dez mandamentos" e na época, algumas pessoas me perguntaram quais bugs seriam estes. Vou explicar os mais comuns e como faço para driblá-los:1) Comentários não aparecem
Você recebeu um comentário lindo pelo e-mail, consegue vê-lo nas notificações. Contudo, no capítulo ele não aparece. Pode ser que o leitor tenha deletado o comentário, mas é improvável. O mais comum é que a culpa seja do Bug número 1.
>>> Solução: Atualizar até aparecer ou clicar em "terminar sessão" e fazer o login novamente. Se não resolver e você estiver em um computador, limpe o cache do navegador.
2) Terminou a sessão e não consegue fazer o login pelo facebook
Tentando resolver o problema anterior, você se depara com este: o botão de login pelo facebook aparece desabilitado. Assim, você não consegue fazer o login novamente. Este problema é para quem utiliza o computador.
>>> Solução: entre pelo link de qualquer livro do wattpad e não pela página inicial.
3) Diversos votos da mesma pessoa com um minuto de diferença.
Não é obrigatoriamente um bug, pode ser que a pessoa tenha lido e só lembrou de votar depois. Algumas pessoas também votam depois, quando tem certeza que o livro realmente merece o voto. Leitores amáveis, né? Vamos todos juntar as mãos e rezar por um wattpad recheado desses! Outra possível explicação é que o leitor votou quando estava offline e os votos só foram computados quando voltou a se conectar à internet.
>>> Solução: Rezar para que você não tenha perdido nenhum voto.
4) Wattpad substitui travessão (–) por tracinho (-)
Você que usa travessão nos diálogos, já percebeu que todos viraram tracinhos? Pela minha experiência pessoal, percebi que isso acontece quando se edita o arquivo várias vezes em dias seguidos. Antes, eu fazia o capítulo e deixava no rascunho e ia alterando a cada revisão. Quando percebia, estava todo bugado.
>>> Solução: Escrever em outro programa que não seja o wattpad (eu gosto muito do googledocs. Pode usar tanto no computador, quanto no celular) e só copiar para o wattpad a versão final. Dica: Copie o travessão e cole todas as vezes que for usar. Faço isso também pelo celular. ;)
PELO AMOR DE TUDO QUE É MAIS SAGRADO, TENHAM UM OU MAIS BACKUPS DO SEU LIVRO! NÃO DEIXE SÓ AQUI!
5) Seu livro desapareceu do wattpad
Este também pode não ser um bug. Livros que vão contra as normas do wattpad estão sujeitos a serem deletados, tais como: sexo com menores de 15 anos (acima dessa idade deve ser classificados como adulto) e pirataria (não estou falando do Jack Sparrow e sim, de disponibilizar aqui um livro publicado que não seja seu).
Se for o bug, já aconteceu do meu perfil inteiro desaparecer durante uma manutenção do wattpad.
>>> Solução: Se certifique que o wattpad está em manutenção através do twitter oficial. Se sim, se ajoelhar e pedir a Deus que volte depois da manutenção. Xingar ajuda muito também! O mais eficiente é entrar em contato com o suporte (Vou explicar como fazer isto).
6) Leitores não conseguem visualizar o capítulo novo
Às vezes, o leitor reclama que recebeu a notificação do capítulo novo, mas não consegue ler.
>>> Solução: Avise ao leitor que caso isto aconteça, ele deve atualizar a biblioteca no aplicativo. Para isto, basta que ele, na biblioteca, arraste uma vez o dedo para baixo. Às vezes não tem jeito e eu preciso repostar o capítulo ou duplicar.
7) Apagar palavras inteiras ou o parágrafos.
Cuidado na hora de revisar pelo celular! Pode ser que você apague muito mais do que queria e não perceba.
>>> Solução: Tenha muita atenção na hora de revisar e releia antes de publicar.
8) Respostas aparecem como novos comentários
Você responde o comentário de uma pessoa e ele aparece como um novo comentário e não como uma resposta. Com isto, o leitor pensa que ficou no vácuo.
>>> Solução: ao responder, coloque o @nomedousuário. Mesmo indo como novo comentário, você garante que o leitor veja. Dica: Pelo computador, eu copio e colo os nomes dos leitores pela notificação do email. Assim, vejo em que trecho houve o comentário embutido e como é uma lista, não esqueço de responder nenhum. A menos, é claro, que haja um bug e eu não receba a notificação...
9) Capítulos cortados ao meio
O capítulo não aparece completo.
>>> Solução: Reverter para rascunho, revisar e republicar. Isso é feito em "minhas obras", tanto pelo celular, quanto pelo computador. Dica: Minhas obras > clique no nome do seu livro > clica em reticências do lado direito do capítulo x > retirar publicação ou unpublish.
10) Você envia o link do seu livro e a pessoa não consegue entrar
Pode não ser um bug! Quando você vai copiar o link do seu livro pelo computador, pode ser que o wattpad te direciona para a página de edição do livro (myworks) e não para o link real da história.
Link Myworks: https://www.wattpad.com/myworks/53557733-caf-literrio-indicaes-e-divulgaes
Link correto: https://www.wattpad.com/story/53557733-caf%C3%A9-liter%C3%A1rio-indica%C3%A7%C3%B5es-e-divulga%C3%A7%C3%B5es
Conseguem ver a diferença? www.wattpad.com/myworks (errado) x www.wattpad.com/story (correto).
>>> Solução: Adicione seu próprio livro à sua bilbioteca e o abra para pegar o link por lá ou clica no livro e no "mais" para abrir a página de abertura da história.
> Como reportar um bug!
Encontrou um bug e não sabe o que fazer? Basta reportar para o suporte! Dica: menu > ajuda > fix a problem > Contact us > Report a bug.
By ArethaVGuedes
Leiam aqui no Wattpad:
VOCÊ ESTÁ LENDO
Wattpad: Trocando experiências
No FicciónWattpad: trocando experiências é um livro de dicas que tem o objetivo ajudar autores iniciantes aqui da plataforma. São experiências vividas e observadas por nós, não somos donas da verdade e o que funciona para gente pode não funcionar para todos...