Hoje eu abri a pré-venda da segunda tiragem de alguns livros meus. Eles já foram de editora, mas o contrato acabou e eu decidi que os manteria como independente. Se você quer fazer o seu livro físico tem várias formas:
> Editoras tradicionais: Geralmente essa modalidade são para editoras de médio e grande porte. As pequenas às vezes fazem, mas é preciso passar por uma seleção grande e conseguir um bom contrato. Eu já tive livro lançado por três editoras e todas foram nesta modalidade. É a melhor forma de lançamento, os custos são arcados pela editora e o autor recebe uma porcentagem.
> Editoras pagas: O custo da produção é dividido entre autor e editora. Se você é uma pessoa com muita dificuldade em se virar sozinho e não é pro-ativo e nem conseguiu um contrato em editora tradicional, sugiro que considere a editora paga.
Se você não tem medo de se jogar no processo editorial, faz primeiro um orçamento para lançar independente!
Fazer um livro indie te ensina muita coisa. Se você não tem dinheiro para arcar com revisão e diagramação, pode tentar um financiamento coletivo como o catarse ou fazer uma vaquinha, rifa, talvez pagar com a venda do ebook para depois fazer o físico. Ou você pode abrir uma pré-venda e colocar um prazo longo para que consiga vender, diagramar e imprimir.
É muita informação, eu sei! Vamos por partes.
Neste capítulo irei falar do que precisa para abrir uma pré-venda de livro físico como a que fiz hoje. Nos comentários vou colocar o Instagram de alguns profissionais.
1) Finalize o livro: parece bobagem falar isso, mas às vezes a ansiedade bate forte e você termina se antecipando. Antes de pensar em físico, tenha certeza que está com o produto final em mãos.
2) Revise: não tem nada mais desagradável do que comprar um livro físico e ele estar repleto de erros. É melhor não ter o físico do que fazer e se queimar.
3) Diagramação: a diagramação do físico é bem mais complicada do que a do e-book. Eu, por exemplo, diagramo os meus próprios livros para a Amazon, mas não tenho coragem de fazer o mesmo com o físico. Até porque depois de impressão não tem como corrigir. Vão nos comentários que eu vou indicar pessoas legais para isso.
Fotografia de uma página de Obstinada:
4) Capa completa: Capa de físico é outra coisa que não me atrevo a fazer sozinha. Tem que ver se terá orelha ou não, o tamanho dela, o tamanho da lombada, a sangria. É um bocado de coisa! Fora que precisa ter uma alta qualidade para não ficar mal feito. Então... capistas, socorro!
Capa completa de Elle 1:
5) Pré-venda: Aqui você pode abrir antes ou depois de enviar para a gráfica. Eu fiz uma lojinha no lojaintegrada e é gratuito fazer lá! Vou colocar o link nos comentários também. Lembre-se de calcular o preço do frete. Eu comprei uma balancinha digital (foi uns 30 reais a balança) e coloquei uma cola com o valor do envio por peso.
A melhor forma para enviar livros é o impresso com registro módico! E só é permitido envio de coisas feitas de papel nesse modo. Cuidado com brindes volumosos, estes precisam ser por PAC e fica muito caro. Já vi gente se complicar por causa de chaveiros.
Fica aí a dica para quem quiser (valores de envio válidos em março de 2020):
Calcule tudo para saber o preço final do livro, inclusive marcador, papel para embrulhar o livro, plástico (gente, enviem em um saquinho ou plástico bolha além do papel ou envelope para evitar que suje ou fique molhado).
Outra coisa a ser calculada é o tempo de diagramação, de venda, impressão e envio dos livros da gráfica para a sua casa, assim como o tempo que você levará para embalar os livros. Some tudo para analisar quantos dias úteis a sua pré-venda vai demorar.
Se, por acaso, der algum problema e não começar o envio até a data marcada, avise os seus leitores do que aconteceu! Não os deixe no escuro.
6) Impressão: Várias gráficas fazem impressão, algumas até com marketplace para que seja vendida em grandes lojas virtuais como submarino, Amazon e americanas. Eu estou testando duas: a Bok2 e a d7livros. Sei que a psi7 também é muito boa. Muitas fazem tiragens pequenas, mesmo de uma única unidade! 10, 20, 100... Quantas você quiser!
Tudo para você ficar assim como eu, feliz com seus livros em mãos:
Obs:
> Registro: Tem um capítulo aqui sobre registro na Biblioteca Nacional e sua eterna demora para enviar. Avictoris é mais rápido.
> ISBN: Não é obrigatório se você for fazer uma tiragem pequena, mas se for vender em livrarias e afins precisa ter sim. Em suma, é bom ter. A maioria das gráficas fornecem ISBN.
> Atrasou? Explique tudo aos leitores. Pelo amor de Deus, não dê calote!
> Tem também o clube dos autores, mas eu prefiro fazer por conta própria.
Querem saber se a qualidade do independente é igual ao de editora?
Compre um dos meus livros! Ele irá autografado, com frete grátis e brindes (link nos comentários):
VOCÊ ESTÁ LENDO
Wattpad: Trocando experiências
Non-FictionWattpad: trocando experiências é um livro de dicas que tem o objetivo ajudar autores iniciantes aqui da plataforma. São experiências vividas e observadas por nós, não somos donas da verdade e o que funciona para gente pode não funcionar para todos...