Dica da Manu: Qual a necessidade de conflitos em uma história?

3.3K 491 54
                                    

O que seria o enredo de um texto? 

Enredo, também sinônimo de trama, são os acontecimentos que você desenvolverá durante a história até chegar à magnífica conclusão. A trama de uma história é a coisa mais importante que um autor pode pensar, pois ela desencadeará os conflitos que você deverá solucionar no decorrer do seu livro. 

Mas aí, jovem gafanhoto, você pergunta: "Ah, tia, mas todos meus os personagens são tão perfeitos, eles não são suficientes para uma boa história?"

Não, querido colega, eles não são. Aliás, se você tiver todos os seus personagens "perfeitos" que conflitos serão gerados e, posteriormente, resolvidos na sua trama? 

Pelo quê os seus leitores irão torcer(ou sofrer)?

No meu livro, Acaso Destinado, o protagonista Gabriel é um policial que recebe sua primeira missão fora do prédio da corporação. Ele vai para um colégio de Ensino Médio, disfarçado como aluno, para investigar um dos estudantes. Durante a investigação conhece Laura, uma jovem de dezoito anos que faz ele sentir um turbilhão de conflitos internos, já que o trabalho para Gabriel é tudo.

Trecho:

"mas a sensação dos lábios de Laura nos seus tinha sido indescritível.

Só em pensar, o sangue parecia correr mais quente em suas veias, o coração batia descompassado em seu peito, algo muito errado devia estar acontecendo com ele... provavelmente ele estava ficando doente, devia ser o nervosismo da investigação, com certeza devia ser isso. (...)

Estava perdendo o foco e deveria retomá-lo urgente. Sua carreira estava em jogo, e era a coisa mais importante para ele naquele momento, excetuando-se sua mãe e suas tias. Não poderia ser distraído de seu objetivo, não por causa de uma jovenzinha que, depois que tudo terminasse, não voltaria a ver. (...)

Passando as mãos em seus cabelos, como se quisesse afastar os últimos pensamentos, Gabriel decidiu que não mais pensaria em Laura, não poderia esquecer suas responsabilidades, estava sendo displicente com um caso que se tornava mais difícil a cada dia."

Em pouco mais de três parágrafos, o leitor pode identificar as emoções em conflito de Gabriel. Ele não quer pensar em Laura, mas não consegue tirá-la da cabeça. Ele tenta concentrar-se na investigação, mas é traído pelos próprios sentimentos (que ele acha que não tem).

Eu coloquei esse exemplo para percebermos como é importante os conflitos na história para a trama. As perguntas que devem ser respondidas ao longo do livro. Será que Gabriel vai conseguir descobrir algo ou será que seus sentimentos por Laura irão atrapalhar o seu trabalho? Será que ele deixará tudo de lado e ficará com ela? O que é mais importante: um amor recém-descoberto ou o sonho de uma vida inteira?

Muitas perguntas que surgem apenas em um pequeno trecho da história.

Se tudo fosse perfeito, se o seu enredo, meu caro autor, não possuísse qualquer conflito a ser resolvido, seu leitor não iria continuar a leitura da sua história, porque ela seria desinteressante para ele.

Uma boa trama faz o leitor ter raiva, suspirar, torcer (shippar) pelo casal, ou querer entrar no livro e matar algum personagem (ou abraçá-lo). Independe se alguém ama ou odeia a sua protagonista, o importante é que você fez seu leitor SENTIR. E um bom enredo, com um desenvolvimento bem construído, sempre irá fazer isso.

Então, jovem gafanhoto, planeje sua história, organize sua trama, sinta seus personagens e viva seu livro.


By _ManuSousa

Autora de Quem sabe amanhã?

Wattpad: Trocando experiênciasOnde histórias criam vida. Descubra agora