Em qualquer rede social, a quantidade de seguidor faz diferença. E, assim como a página do Facebook ou seu Instagram de negócios, a interação de seus seguidores tornam o seu perfil relevante.
Eu, por exemplo, tenho mais de 62 mil seguidores aqui. Muitas pessoas perguntam o motivo, qual foi a minha "mágica". Parte do segredo foi entrar nos destaques de Romance, outra foi ter livros em diversas categorias: Romance, Fantasia, Feminina, Não-ficção e conto. Conquistando assim, uma diversidade de leitores. Se tiver como, expanda seus horizontes como escritor. Ou não! Foque nos leitores de sua categoria. Descubra o que funciona melhor para você.
Epa, o capítulo era sobre como não conseguir seguir, né?
Em meus anos de Wattpad, deparei-me com alguns tipos de divulgadores aqui dentro da plataforma:
O ACUMULADOR:
Este espertinho fica seguindo as pessoas e, quando estas seguem de volta, ele as deixa de seguir. Com isto, ficam com 4K ou até mais de seguidores.
Amiguinho, ninguém aqui é trouxa e você está se queimando. De vez em quando surgem as reclamações no Facebook expondo essa prática, não só aqui como também no Instagram.
Não faça isto!
FOLLOW4FOLLOW
O espertalhão anterior surgiu de uma variação do Follow4Follow, uma prática muito comum em todas as redes sociais. O que é isto? É o famoso "me segue que eu sigo de volta" e/ou o costume de trocar votos.
Não há problema em fazer isto! Porém antes de serem autores, suponho que vocês sejam leitores. E se não são, deveriam ser. Autor precisa ler também ou ficará limitado ao que já conhece.
Tendo isto em vista, ao invés de trocar votos, troquem leituras! Se a pessoa gostar, ela vota e comenta. Façam um clube de leitura ou algo assim, ajudem uns aos outros. Unam-se!
Obs: Isto é diferente de seguir de volta o seu seguidor/leitor. ;)
SPAM MASTER
O último tipo é o Spam Master, aquele que divulga seu livro nos comentários dos livros e/ou nos posts de divulgação dos grupos de Facebook de outros autores. Não façam isto! É extremamente deselegante, irrita o autor, os amigos do autor e quase nenhum leitor vai seguir o seu link.
Na mesma categoria tem aquele que vota nos cinco primeiros capítulos do livro e fala: "amei seu livro, você poderia ler o meu?". Vou repetir novamente: ninguém aqui é trouxa! Todos já estão ligado no seu esquema e você só vai irritar os outros autores.
Quer fazer propaganda? Faça uma imagem chamativa do seu livro e coloque nas redes sociais, não utilize o livro do colega como trampolim.
INTERAÇÃO É TUDO!
MENSAGENS DE CONVITE
Muita gente faz este tipo de divulgação e eu devo confessar que fui uma delas no início, antes de descobrir que muitas pessoas não gostam. O que é isto? É quando você recebe aquela mensagem particular pedindo para ler um livro. Mensagem esta vinda de uma pessoa que você nunca viu antes na vida.
É uma forma bastante utilizada por diversos autores, mas deixo o aviso: seu pedido provavelmente será ignorado. Não fique chateado se essa prática não der certo!
A minha dica é que se você for fazer isto, não faça com autores com muitos seguidores e verifique primeiro se a pessoa é leitor do mesmo gênero do livro que você quer indicar. Neste caso, é interessante olhar o ranking da sua categoria e buscar entre os leitores que comentam em livros do mesmo estilo do seu.
De preferência, envie a mensagem inbox e não no mural!
Cuidado para não ser Spam Master, jamais faça propaganda nos comentários do livro de outra pessoa.
E, por favor, não jogue apenas o link do livro. Faça uma mensagem atrativa! Eu recebo solicitações de leitura quase diariamente, 60% são links jogados sem nada mais escrito.
Não façam isso!
Estamos combinados?
Irritar as pessoas e perder leitores é muito fácil, meus caros, conquistar não. Lembre-se que ninguém é obrigado a ler o seu livro! Claro que os exemplos dados aqui não se encaixam para todo mundo, é apenas algo para vocês prestarem atenção. <3
Ah, Aretha! Se eu não devo fazer nada disto, como vou conquistar leitores?
Para ganhar leitores, você terá que prestar atenção em todas as próximas dicas...
;)
Aretha V. Guedes
VOCÊ ESTÁ LENDO
Wattpad: Trocando experiências
Non-FictionWattpad: trocando experiências é um livro de dicas que tem o objetivo ajudar autores iniciantes aqui da plataforma. São experiências vividas e observadas por nós, não somos donas da verdade e o que funciona para gente pode não funcionar para todos...