Eu nem acredito que sou de uma época que o Wattpad não permitia colocar imagens dentro dos capítulos. Me senti velha! Maaaaaaaaaas, agora pode! Rufem os tambores:
(GIF nº1)
Usar recursos de multimídia nas nossas obras pode ser interessante para ambientar uma cena, ilustrar algo, criar um clima com a música ideal fazer aquele efeito especial ou até fazer uma HQ! Você pode usar fotos e gifs que estejam salvas em seu dispositivo (computador ou telefone) ou vídeos do youtube.
O que não devemos fazer é exagerar! Lembre-se em usar este recurso com moderação. Todos aqui são escritores, então não vamos deixar de descrever algo para dizer: "olha aí a foto".
Que tal um exemplo? Vocês preferem isto:
"Chris continua falando sobre o quanto ele sente muito e o quanto queria ter estado aqui. Não presto mais atenção, e procuro no quarto por uma rota de fuga e meus olhos pousam no amigo do Chris, que está usando suas habituais roupas escuras, sentado em uma das mesas próximo da janela. Isto é mais longe possível de nós, seria esta uma tentativa de nos dar privacidade ou ele apenas gostaria de estar em outro lugar?
Pessoalmente ele era mais impressionante do que na TV. Seus longos cabelos castanhos estão presos em um coque alto estilo samurai e os olhos turquesa brilham em contraste com a barba cheia bem-feita. E como ele preenche bem a jaqueta de couro! A boca bem desenhada está levantada em um meio sorriso irônico, mostrando uma covinha na bochecha...
Sorriso irônico? Merda, fui pega no flagra enquanto o encarava.
Rapidamente desvio minha atenção de volta para o Chris, ouvindo o que ele está falando.
– E por isso meus advogados já estão cuidando de tudo, viu? Você não vai precisar se preocupar com nada.
Droga, eu deveria ter escutado a conversa dele.
– O que você quer dizer com seus advogados estão cuidando de tudo?
Não quero e não preciso de sua ajuda, posso me virar sozinha."
Ou isto:
"Pessoalmente ele era mais impressionante do que na TV:
(FOTO nº1)
(GIF nº2)
A boca bem desenhada está levantada em um meio sorriso irônico, mostrando uma covinha na bochecha...
Sorriso irônico? Merda, fui pega no flagra enquanto o encarava.
Rapidamente desvio minha atenção de volta para o Chris, ouvindo o que ele está falando."
Lembrem-se! Moderação é a alma do negócio e a multimídia pode desviar o foco do leitor. Então, cuidado para não poluir seu livro com fotos e vídeos, como eu fiz com este! Quanto mais recurso você utiliza, mais chances tem da página ficar pesada, não carregar direito e bugar.
Falando nisto, esta é uma página teste e vou colocar o nome Foto ou gif embaixo de cada foto. Se você não conseguir visualizar todas ou demorar para carregar, por favor, me avise.
PS.: BUG DETECTADO! Já redimensionei as fotos várias vezes para que fiquem do mesmo tamanho e não adianta!
By ArethaVGuedes
Aproveitando, vejam o Booktrailer da série Jack Rock:
VOCÊ ESTÁ LENDO
Wattpad: Trocando experiências
Não FicçãoWattpad: trocando experiências é um livro de dicas que tem o objetivo ajudar autores iniciantes aqui da plataforma. São experiências vividas e observadas por nós, não somos donas da verdade e o que funciona para gente pode não funcionar para todos...