"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz. "
Platão.
No dia 26 de Janeiro do ano de 2013 e na cidade de Santa Maria, que se situa no estado do Rio Grande do Sul, iniciou-se uma festa enorme, planejada e amplamente divulgada por estudantes universitários da UFSM.
Esta foi em uma grande casa noturna, a boate Kiss. Além dos alunos da universidade, a maioria dos participantes, havia outros grupos, pessoas que foram lá para se divertir e ver o show da banda Gurizada Fandangueira. Outros, simplesmente comemorar aniversários.
Na madrugada do dia 27, o que era para ser uma noite agradável e maravilhosa, tornou-se uma das maiores tragédias que o Brasil presenciou, pois uma série de erros provocou um incêndio nessa danceteria cuja lotação excedia largamente o máximo permitido e estava tão cheia que nem se podia andar direito lá dentro (segundo depoimentos de sobreviventes).
A consequência foi cerca de duzentos e trinta e quatro mortos e mais de cem feridos, começando por um extintor que não funcionou e encerrando com o pânico geral para se sair de um local que não possuía saídas de emergência e, muito menos, um plano de contingência para evacuação do local. Mesmo os que saíram ilesos, se é que alguém fica ileso após tamanha tragédia, correram sérios riscos, uma vez que vários deles inalaram, embora em pequena quantidade, fumaça altamente tóxica que pode provocar uma doença, fatal em muitos casos, chamada de Pneumonia Química. Por conta disso, mais algumas mortes ocorreram após o incêndio.
Este livro conta uma história totalmente fictícia, porém inspirada no que ocorreu em Santa Maria e visa homenagear as vítimas desta tragédia, tanto as que se foram quanto as que ficaram.
A história passa-se na cidade imaginária de Santo Agostinho, onde uma boate, a Beijo da Noite, acaba incendiando de forma similar ao que ocorreu em Santa Maria. Isso, porém, é apenas uma pequena parte da história, que, após o incêndio recua 17 anos. Ao descobrir isso, um homem que deseja elucidar o assassinato de um amigo acaba envolvido em algo gigantesco, uma rede de corrupção e crimes cujas investigações convergem para a casa de festas incendiada...
Nuno Figueiredo
― ☼ ―
Universidade Federal de Santa Maria
É provocada pela inalação da fumaça tóxica, que irrita os alvéolos pulmonares, inflamando-os. O mecanismo de defesa do organismo reage e faz com que vasos sanguíneos rompam, provocando falta de ar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Ganância Sem Limites - O Beijo da Morte
ActionO incêndio de uma boate em uma cidade do interior que ceifou dezenas de vidas pode esconder muito mais do que parece. Junte-se a isso alguns crimes ocorridos desde dezessete anos antes e um delegado federal implacável e determinado. Mas Omar Schmidt...