Cap. Final - Mulheres do mundo

104 15 9
                                    

Nesse capítulo resolvi listar uma quantidade considerável de mulheres que entraram para a história em diversos segmentos.

Aproveite!

Maud Wagner, a primeira tatuadora dos Estados Unidos; Sarla Thakral, a primeira indiana a conquistar uma licença para pilotar e Kathrine Switzer, a primeira mulher a correr a Maratona de Boston.

Elza Soares, viúva com cinco filhos, cuidou de todos eles e teve uma bela carreira como cantora e compositora; Celina Guimarães Viana, a primeira eleitora do Brasil e Marta Vieira, ganhou cinco vezes o título de melhor jogadora de futebol do mundo, um recorde. Ela também é a maior artilheira da história das Copas do Mundo de futebol feminino.

Annie Lumpkins, ativista pelo voto feminino nos EUA; Marina Ginesta, militante comunista e participante da Guerra Civil Espanhola e Elspeth Beard, mulher que tentou ser a primeira inglesa a fazer a volta ao mundo de moto.

Sabiha Gökçen, turca que se tornou a primeira pilota de caça; Ellen O'Neal, uma das primeiras skatistas profissionais e Gertrude Ederle, a primeira mulher a cruzar o Canal da Mancha a nado.

Maria Quitéria, a Joana D'Arc brasileira, perdeu a mãe ainda criança e, aos 10 anos, viu-se com a responsabilidade de cuidar da casa e dos irmãos. Mais velha, quis muito lutar pela independência do Brasil e vestiu-se de homem para conseguir entrar no Exército.

Amelia Earhart, a primeira mulher a voar o Oceano Atlântico; Carmen Miranda, cantora e atriz luso-brasileira e Tarsila do Amaral, pintora e desenhista.

Dandara, ainda menina desafiou o sistema escravista; Maria Esther Bueno, maior tenista brasileira de todos os tempos e Luz del Fuego, bailarina e feminista brasileira.

Leila Diniz, atriz e sempre lembrada como defensora do amor livre, do prazer sexual e símbolo da revolução feminina; Maria da Penha Maia Fernandes, líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres e vítima de violência doméstica e Leolinda Daltro, baiana e precursora do feminismo no Brasil no século XIX.

Chiquinha Gonzaga, autora de mais de duas mil músicas de gêneros diferentes, foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil e Zilda Arns Neumann, médica pediatra e sanitarista brasileira, indicada, várias vezes, pelo governo brasileiro ao prêmio Nobel da Paz.

Cleópatra, uma das mulheres mais conhecidas da história da humanidade. Foi uma grande negociante, estrategista militar, falava seis idiomas e conhecia filosofia, literatura e arte; Evita Perón, atriz e líder política na Argentina e Carlota Joaquina, que foi princesa do Brasil e rainha de Portugal.

Agora vale o bordão:

"Viva como uma mulher!"

(fim)

>> E, é claro, não poderia deixar de incluir nessa lista um espaço para aquela mulher que te inspira.

>> Insira nos comentários o nome dela e convide-a para ler esse livro. Que tal?

Em tempo:

"Gostaria de agradecer a todos os leitores que estiveram comigo por esses três meses em que desenvolvi esse livro. Adoro vcs! Obrigado por todo o carinho e atenção dispensados. Por enquanto o livro estará encerrado, mas, podem aguardar mais surpresas.

Bjs! <3

#minihistorias

Mini-histórias Sobre MulheresOnde histórias criam vida. Descubra agora