Capítulo 3

25 4 1
                                    

19 de Janeiro de 1955 - Rio de Janeiro, Queimados.

Todas as crianças estavam animadas para a volta às aulas.

Os filhos da família Montenegro em especial, tinham um enorme amor pela escola e sempre estavam animados quando podiam voltar a estudar.

- Crianças, atenção! Eu vou ditar o trabalho do bimestre e eu não pretendo falar duas Vezes!

- Sim, senhora! - Disse a classe em um coro.

A senhorita Maria Carla era a melhor professora do colégio Santa Luzia, sempre foi lembrada pela sua inteligência e criatividade na hora de passar trabalhos para os seus alunos.

- O trabalho do bimestre será em grupo, teremos três apresentações, uma peça e um musical.

- E a terceira? - Uma criança levantou a mão no fundo da sala.

- Eu vou escolher uma menina para dançar o lago dos cisnes.

Todos estremeceram e começaram a cochichar.

- Silêncio! Me apresentem os grupos no fim da aula, enquanto isso eu penso em quem vai dançar.

A professora passou o dever no quadro negro e se sentou para fazer a chamada.

E enquanto fazia a chamada, ela reparou em uma garotinha no fundo da sala que brincava com duas bonequinhas.

- Menina? - A professora chamou.

Todos os alunos olharam para Luiza.

- Eu? - Luiza falou assustada.

- Sim, você! Venha até a minha mesa.

Luiza se levantou e foi até a professora.

- Sim, senhora!

- Você gosta de dançar? - Perguntou a professora, olhando para as bonequinhas bailarinas de Luiza.

- É... Eu gosto um pouco.

- Você acha que pode dançar na nossa apresentação de início de ano?

- Eu posso tentar...

- A nossa apresentação será nos dias 29, 30 e 31 de março. Você terá dois meses para se preparar. Acha que consegue?

- Sim! - Disse Luiza decidida.

Depois da aula Luiza foi para casa toda feliz. Ela sempre ouvia no rádio as notícias dos ballets apresentados na Rússia e na França, e sonhava em ser uma grande bailarina brasileira.

- Mamãe, mamãe! - ela chamou quando chegou em casa.

- Luiza? A mamãe não está. - respondeu Oswaldo.

- Cadê a mamãe?

- Está trabalhando na casa da madame Almeida, aquela dona de fazendas.

- Ah sim, eu preciso de ajuda! Aliás preciso da sua ajuda!

- Com o quê?

- Eu vou dançar na escola!

- Que lindo Luiza, é quando a apresentação?

- É em março, mas, eu preciso de um par. - Ela fez um sorriso super largo - Por favor??

- Luiza, eu canto, toco, e até escrevo, mas, você sabe que eu não danço!

- "Ós" eu preciso de você! Nenhum menino vai querer dançar comigo! Você sabe... Todos me acham estranha! E as mães das meninas acham que eu não sou boa companhia... - Disse Luiza abaixando a cabeça.

Bandolins Onde histórias criam vida. Descubra agora