Dia 10: Identificação é importante

62 7 0
                                    

            

O dia 10 foi de perceber que achar alguém com uma história parecida ajuda muito na hora de tomar decisões mais positivas sobre sua vida. Identificação é importante sim, mesmo que ela não venha junto com soluções prontas para os seus problemas.

Esse dia já começou com uma discussão com um amigo, uma discussão produtiva com dois lados cheios de argumento válidos: para meu amigo Dimas, artigos e textos que falavam de experiências pessoais, mas experiências conhecidas pela maioria da população, eram inúteis e pouco criativos se não viessem com soluções para o leitor por em prática; para mim, mesmo que falassem de experiências recorrentes e conhecidas, esses artigos eram importantes, pois poderiam trazer identificação para alguns leitores.

         Na minha opinião, podemos escrever vários textos sobre traição, por exemplo, mas cada texto trará seu estilo e cada leitor pode se identificar com um deles ou com nenhum. É como uma conversa de sentimentos, um encaixe, uma sintonia única. Nem todo mundo vai se ver representado em todos os textos, mesmo que eles falem sobre um assunto em comum.

         E até sem trazer soluções práticas, um passo a passo, uma receita — até porque eu não acredito que receitas funcionem do mesmo jeito para todas as pessoas —, textos desse tipo ajudam os seus leitores a perceber que eles não estão sozinhos. Olha, nem sei dizer quantas vezes foi importante saber que uma pessoa estava passando pelos mesmos problemas de ansiedade ou que estava passando pela mesma dificuldade de atingir as suas metas em 2017. E por isso acho que as redes sociais tem esse outro lado positivo de conectar pessoas com os mesmos problemas e possibilitar que essa identificação dê aquele empurrãozinho de motivação.

         No mesmo dia, passei por um episódio que comprovou minha teoria. Resolvi conversar com uma conhecida de Facebook para indicar os 2 potes de gratidão, depois que vi uma série de posts em que ela falava sobre a dificuldade de perder peso e sua batalha com uma depressão constante.

         Na mesma hora, lembrei que minha irmã, Patrícia, tinha passado por uma situação similar: depois de anos tentando perder peso, ela resolveu procurar ajuda na Clínica da Obesidade e conseguiu finalmente entrar em uma jornada para reconquistar sua autoestima. Não pensei duas vezes e coloquei as duas em contato.

         Não preciso dizer que a sensação foi muito boa, saber que você uniu duas pessoas que podem se ajudar. A minha amiga me agradeceu. Mas eu é que tinha muito a agradecer por esse episódio.

         Ele foi direto pros potinhos.

2 potes de gratidãoOnde histórias criam vida. Descubra agora