Dia 84: A vida é muito pequena para não agradecer

29 5 0
                                    

O começo dos 2 potes de gratidão foi o começo de uma lenta constatação: eu tenho muita sorte

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

O começo dos 2 potes de gratidão foi o começo de uma lenta constatação: eu tenho muita sorte. Só o fato de ter conseguido encher o pote de post-its bem antes do projeto terminar era a prova disso.

Eu tenho uma vida privilegiada. Ela pode não ser tão glamourosa quanto a de um influenciador popstar; ou tão cheia de reconhecimento quanto a do meu autor favorito. Mas é uma vida privilegiada o suficiente para encher um pote inteiro de gratidões diárias. E isso é muito. Isso é o bastante. Bastante para eu continuar me sentindo grato mesmo depois dos 155 dias.

Nem todo mundo pensa em estratégias para se motivar, para continuar. Porque dói perceber que a vida e o mundo não são justos; que as coisas não acontecem exatamente como nós planejamos. Viver é um esforço constante, até quando a vida parece fácil.

Eu sempre soube que eu não me dava o devido valor, que eu sempre me diminuía, aceitava as migalhas que encontrava porque achava que era tudo que eu merecia. Eu sempre achei que eu era pessoa com a mais baixa autoestima da história. Até conhecer Jude.

Jude é o protagonista de Uma vida pequena, um livro que, assim como o projeto dos 2 potes, mudou minha vida em 2017.

Jude sofre tanto no decorrer da trama que quando as coisas boas acontecem ou sua vida finalmente começa a melhorar, ele não consegue sentir merecedor. Jude acha que tudo não passa de uma piada, uma forma da vida enganá-lo para logo depois tirar tudo de suas mãos.

Houve alguns momentos na minha vida nos quais me senti Jude; achei que não havia mais esperança; que não valia a pena continuar. No fim, eu tive a sorte de perceber que só não estava conseguindo reconhecer todas coisas boas que eu tinha. Nós não conseguimos controlar o peso que damos às coisas que nos acontecem sempre.

Eu ainda sinto e exagero os meus sentimentos, principalmente os negativos; eu tenho problemas e às vezes eles perdem toda a proporção na minha cabeça. Mas eles não são maiores do que minha força para começar um novo dia, para tentar de novo.

Quando terminei o livro, me senti agradecido por não ter chegado ao ponto em que Jude chegou. De ter percebido que a vida é muito pequena, muito curta para não reconhecer tudo que você há de bom para agradecer. 

2 potes de gratidãoOnde histórias criam vida. Descubra agora