A música Saudade

51 7 1
                                    

Em 2012 eu era gerente do Estúdio 12, que pertence até hoje à Igreja Renascer. Eu tinha herdado o cargo do meu amigo Dudu Borges, que foi o chefe por alguns anos e depois seguiu seus projetos e está muito bem no mercado até hoje. Ele é o responsável por grandes sucessos do mundo sertanejo, e artistas de todo país sonham em passar pelo seu estúdio.

Trabalhando com produção e ainda mais no estúdio conheci muita gente, e também me aproximei de outras. Estreitei meus laços de amizade com o Bispo Abbud, um pastor da Igreja que sempre trabalhou na área de Marketing, um homem de muito sucesso em tudo que faz, tão carinhoso em seu jeito de tratar as pessoas que não me imagino negando a um pedido seu. Eu tinha prestado alguns serviços de música pra ele, Vinhetas e jingles, mas no finalzinho de 2012 ele me convidou para cantar em um Bar chamado TomTom jazz bar. Era um evento Evangelístico muito bacana.

Fiz a apresentação e gostaram do meu jeito, então o Bispo me chamou para repetir a apresentação. Depois de aceitar o convite, resolvi registrar a apresentação de forma simples, e contei pra ele, que me ligou um dia depois dizendo que o "pessoal da globo" tinha dado certeza de estar no evento. Na verdade tratava-se de funcionários da emissora que fariam a captação de vídeo para um possível DVD. Foi então que a coisa ficou séria, aquilo que seria apenas um registro se transformou em um projeto de gravação de meu DVD, e tudo isso em apenas dois dias.

Foi pouco tempo, mas pude contar com amigos muito competentes, músicos e técnicos que conviviam comigo, mais de vinte pessoas, então tudo acabou sendo muito divertido.  Pra ser bem exato, tivemos uma semana para ensaiar todo repertório, mas nos mantivemos focados em todo tempo. 

Mas faltava uma música no repertório, estava tudo perfeito mas o numero onze não me caía bem pra um número de músicas, então resolvi trazer alguns acordes na guitarra e mostrar para o pessoal da banda, na esperança de criarmos ali mesmo alguma música nova. E foi o que aconteceu.

Aos primeiros acordes todo mundo ficou extremamente emocionado, o Rafinha falava sobre sentir saudades e concordei. Começamos então a escrever sobre saudades pensando que a letra trataria da nossa saudade de Deus, o que seria bem comum.

Para a nossa surpresa, depois de pronta percebemos que a saudade na verdade não era o nosso sentimento em relação a Deus, mas Dele conosco. Minha cabeça esquentou naquela hora, pois não conseguia me imaginar distante de Deus com tanta atividade, tão envolvido e atarefado com as coisas da Igreja.

O fato é que percebemos a saudade que o Senhor sente de nosso tempo com Ele, nosso relacionamento, é isso que espera de nós, e quando isso não acontece seja lá o motivo que for, a saudade aperta.

A gente não conseguia ensaiar, chorávamos copiosamente durante toda a música, em todos os dias restantes de ensaio. Mas finalmente chegou o dia.

Naquela sexta-feira fomos ao local por volta das 15:00 horas e de lá saímos apenas na madrugada do dia seguinte. Estávamos todos empolgados, e apesar de todos os problemas técnicos que enfrentamos e do atrazo para começar o evento, foi tudo muito bom. Recebi naquela noite pessoas que n˜åo imaginava, assim como senti falta de outras de quem tinha criado muita expectativa. Acima de tudo meus pais e minha esposa estavam lá, e isso pra mim  já foi suficiente.

As primeiras músicas foram executadas com muita excelência, até recebermos o aviso que nenhuma delas tinha de fato sido gravadas. Ocorrera um erro nos equipamentos, e o técnico responsável só se deu conta na quinta ou sexta música. A esta altura os ânimos já tinham sido alterados. Imagine gerenciar diversas participações de amigos tudo novamente. não foi das melhores experiências que tive, além disso eu era o produtor musical e o artista da noite.

Refizemos todas elas, mas quando chegou a hora da música que se tornara a principal do repertório, as palavras não saíam, além da rouquidão, a emoção aflorara de forma avassaladora. Simplesmente não consegui cantar, basicamente gravamos um "play-back". Tentamos a segunda vez, algumas músicas à frente, e desta vez a voz saiu, foi a voz que ficou na gravação, exceto uma palavra ou outra que refiz no estúdio.

Fico imaginando como seria alguns anos atrás, sem a tecnologia que temos ao nosso dispor nos dias atuais. 

Saudade tem sido a música mais importante pro meu ministério, Sem ter vínculo com nenhuma gravadora ou distribuidora, esta música chegou a lugares mais distantes, nada suficiente para virar a música do ano, sou até grato a Deus por isso, pois tenho guardado o meu coração. Mas esta música consegue estabelecer uma conexão muito forte com as pessoas, em todos os lugares em que me apresento as pessoas me pedem: "Canta Saudade".

Tenho dito que as melhores canções são aquelas que vêm do coração. Se você tem uma história de vida, cante-a.

Meus contosOnde histórias criam vida. Descubra agora