Este capítulo vai ser mais um episódio da longa série Criacionismo x Evolucionismo. Será mesmo que existe cérebro na cabeça de alguém que creia num Criador pra esse mundo? Vou repetir essa pergunta no decorrer do capítulo de uma maneira mais eufemística (suave), porém sobre outro ângulo. Vamos à próxima declaração do livro "Como Discutir Com Religiosos ".
Cosmovisão é a visão que cada um tem do mundo. No que você acredita? Em Deus? Na evolução? No panteísmo? Como você enxerga os fenômenos a sua volta? O evolucionismo é um modelo cosmogônico que tenta expor uma suposta evolução de todos os seres vivos a partir de um primeiro organismo vivo, mas não consegue explicar de onde ou como surgiu a vida. Já o Criacionismo não nega uma possível variação de baixo nível entre seres vivos, também conhecida como microevolução (desde que esta se dê dentro de uma mesma espécie) e apresenta uma outra versão para as origens. Para os criacionistas o mundo e o universo foram planejados e existem pelo poder de um Criador que mantém a vida constantemente, para eles a vida foi criada e não passou por inúmeras e gritantes modificações ao longo dos milênios de história terrestre. Essa criação se deu em seis dias literais e imediatos.
Simplificando: Os criacionistas creem que Deus fez o mundo, os evolucionistas creem que não há esse Deus, pois todos evoluímos de um ancestral comum. Existe uma dita "evolução teísta", uma tentativa de conciliar as duas cosmovisões, mas é totalmente incoerente e não terá nossa atenção.
No que você acredita? Será que acreditar no evolucionismo é mais científico e crer no criacionismo é ter uma fé cega? Vamos dar uma olhada nas evidências.
O autor do livro que estamos estudando afirmou que existe uma riqueza de evidências que apontam para a inviabilidade do Criacionismo e faz bem se utilizar de argumentos relativos à evolução. Também pediu um pouco de ponderação quanto a Ciência presente no modelo criacionista. Vamos dar a ele o que ele quer. Divido este capítulo em quatro partes, uma demostrando o valor teórico do criacionismo, outra explicando que o evolucionismo não é tão viável quanto parece, mais outra explicando porque o evolucionismo foi tão aceito no mundo acadêmico e uma rápida conclusão.
Não é só uma história pra crianças
Muitos imaginam ser bem infantil acreditar que Deus criou um planeta em seis dias e separou um paraíso para um casal (Adão e Eva) viver feliz pra sempre até que eles foram enganados por uma cobra e foram expulsos para o mundo exterior e cruel. Falando assim parece mesmo uma história pra dormir, mas vamos ao que é, de fato, o Criacionismo.
Os criacionistas creem que existe um Criador que planejou e criou o mundo, a vida e o universo, conforme registrado nas passagens históricas de Gênesis 1 e 2. Também acreditam numa interpretação literal dos onze primeiros capítulos de Gênesis.
VOCÊ ESTÁ LENDO
COMO DISCUTIR COM CRENTES IRRELIGIOSOS - Resposta a Como Discutir Com Religiosos
SpiritualUma contrafação ao livro "Como Discutir com Religiosos", de Lenon Cardoso. Lí a publicação dele e encontrei um bom tema para se debater. Infelizmente, a maioria dos cristãos que leram seu livro não consseguiram contradizê-lo sem ofendê-lo ou usar ar...