Esse momento será precioso para esclarecer alguns assuntos importantes. Se estivesse escolhendo, esse seria o último capítulo, mas, como disse, estou seguindo a sequência de capítulos do livro que estamos estudando. Quando penso nisso que vou escrever, meu coração se enche de esperança.
Os pássaros nascem sentindo a necessidade de voar, os patos de nadar, as tartarugas marinhas vão, instintivamente, direto para o mar assim que abandonam seus ovos sepultados na areia. Se todos eles buscam algo mais, deveria ser diferente conosco?
Não apenas queremos ter um céu, simplesmente não faz sentido não o termos nos esperando. Seria como vir do nada e caminhar para o nada, sem nenhuma razão.
Agora vamos falar em algo que até mesmo cristãos discordam, a realidade da vida após a morte.
Pra onde vão os mortos?
A resposta mais simplória é: para a sepultura. Para debaixo da terra. Eles viram pó. E isso não é nenhuma novidade para quem estuda fielmente a Bíblia.
Deus mesmo, após o pecado de Adão, disse:
"... até que tornes à terra, pois dela foste formado, porque tu és pó e ao pó tornarás" Gênesis 3:19. Isso também se torna óbvio pelo fato de ter sido o homem feito de pó da terra e fôlego de vida. Enquanto os dois (pó da terra e fólego de vida) estão juntos, formando assim um corpo que respira, existe vida. Quando, porém, o fôlego de vida abandona o corpo formado do pó (quando acaba a respiração) a pessoa morre, veja isto explícito em Salmo 104:29. Ninguém possui uma alma, todos são almas vivas (Gênesis 2:7).
Para apronfudar esse tema, basta verificar outras citações.
Não há diferença entre a morte de um ser humano e de um animal, Eclesiastes 3:19-20.
As pessoas mortas não tem sentimentos, não sabem de nada e não podem fazer nada, Eclesiastes 9:5-6.
Na morte não existem projetos, sonhos, conhecimento, planos ou realizações, Eclesiastes 9:10.
As pessoas mortas apenas dormem completamente inconscientes, João 11:11-14.
A crença do dualismo, corpo e espírito, onde o ser humano estaria dividido em duas partes, uma física e uma espiritual, é uma concepção de filósofos gregos da antiguidade. Não é, e nunca foi, uma crença bíblica. Não existe, biblicamente, um espectro desmaterializado que abandona o corpo após a morte e vai pro céu, pro inferno ou fica vagando sem destino atormentando as pessoas vivas.
Daí surge outra dúvida: como explicar os supostos espíritos que aparecem para alguns de maneira sobrenatural alegando serem fantasmas, pessoas mortas? 1 Timóteo 4:1 nos dá uma idéia de como os espíritos de demônios podem enganar as pessoas, inclusive personificando entes queridos falecidos para enganar aqueles que não conhecem o ensino bíblico. Deus proibiu a consulta a médiuns ou qualquer pessoa que conssultasse os "espíritos dos mortos". Ele sabia que não passavam de demônios enganadores (Deuteronômio 18:10-14).
VOCÊ ESTÁ LENDO
COMO DISCUTIR COM CRENTES IRRELIGIOSOS - Resposta a Como Discutir Com Religiosos
SpiritualUma contrafação ao livro "Como Discutir com Religiosos", de Lenon Cardoso. Lí a publicação dele e encontrei um bom tema para se debater. Infelizmente, a maioria dos cristãos que leram seu livro não consseguiram contradizê-lo sem ofendê-lo ou usar ar...