Jonas olhou rapidamente para o relógio. Havia sempre tanto trabalho a ser cumprido que ele e o Doador raramente paravam para conversar como tinham acabado de fazer.
– Desculpe-me por ter desperdiçado tanto tempo com minhas perguntas – disse Jonas. – Só perguntei sobre dispensa porque meu pai vai dispensar uma criança-nova hoje. Um gêmeo. Ele tem de escolher um e dispensar o outro. Isso é feito pelo peso. – E olhou de novo para o relógio. – Aliás, ele já deve ter acabado. Acho que ia ser esta manhã.
A fisionomia do Doador ficou séria.
– Gostaria que não fizessem mais isso – disse ele em voz baixa, quase para si mesmo.
– Ora, eles não podem ter duas pessoas idênticas andando por aí! Imagine só que confusão não seria! – riu Jonas. – Tinha vontade de poder assistir – acrescentou, depois de refletir. Agradava-lhe a ideia de ver seu pai realizar a cerimônia, de deixar o pequeno gêmeo limpo e confortável. Seu pai era um homem tão bondoso!
– Você pode – disse o Doador.
– Não – objetou Jonas –, as crianças nunca participam. É muito particular.
– Jonas, sei que você leu suas instruções de treinamento com cuidado. Esqueceu que tem autorização para pedir o que quiser a qualquer pessoa?
Jonas assentiu:
– Sim, mas…
– Jonas, quando o nosso período de treinamento terminar, você vai ser o novo Recebedor. Vai poder ler os livros; terá as lembranças. Terá acesso a tudo. É parte de seu treinamento. Se tem vontade de assistir a uma dispensa, é só pedir.
Jonas deu de ombros.
– Bem, já que é assim, eu quero. Mas não dá mais tempo de assistir a essa. Tenho certeza de que iria ser esta manhã.
O Doador lhe contou, então, algo que ele não sabia.
– Todas as cerimônias particulares são gravadas. Ficam guardadas na Seção dos Registros Fechados. Quer assistir à dispensa desta manhã?
Jonas hesitou. Receava que seu pai se aborrecesse, caso ele assistisse a algo tão particular.
– Acho que você deveria – disse-lhe o Doador com firmeza.
– Está bem, então – respondeu Jonas. – Diga-me como.
O Doador se levantou de sua cadeira, dirigiu-se ao equipamento na parede e virou o botão de DESLIGADO para LIGADO.
Uma voz falou imediatamente:
– Sim, Recebedor. Em que posso ajudá-lo?
– Gostaria de assistir à dispensa desta manhã, a do gêmeo.
– Um momento, Recebedor. Obrigada por suas instruções.
Jonas fitou a tela de vídeo acima da fileira de botões; viu surgirem linhas tremulantes em zigue-zague na superfície antes apagada; depois, alguns números, seguidos de data e de hora. Espantado e ao mesmo tempo encantado, surpreendia-se por não ter sabido antes que tinha acesso àquele recurso.
Num segundo viu um pequeno aposento sem janelas, vazio, a não ser por uma cama, uma mesa com um aparelho em cima – Jonas reconheceu uma balança, que já tinha visto antes, quando fizera trabalho voluntário no Centro de Criação – e um armário. Um tapete claro cobria o chão.
– É um quarto comum – comentou ele. – Acho que deviam usar o Auditório, para que todo mundo pudesse assistir. Todos os Idosos comparecem às Cerimônias de Dispensa. Mas imagino que quando se trata de um recém-nascido eles não…
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Doador de Memórias
Teen FictionJonas vive num mundo onde não há pobreza, doença, fome, divórcio, medo, nem dor. Todos têm família saúde, emprego, educação e lazer.As pessoas são treinadas para manter seus sentimento sob controle. As regras de conduta são invioláveis, os desejo...