Conhecendo o Inimigo

94 1 0
                                    

Você sabe quem é seu inimigo? Contra quem você esta lutando?

 Davi, no Salmo 139.16, ora ao Senhor: " Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia.

Deus não nos trouxe a esta vida sem um propósito. Já tinha em seu coração, este desejo, como diz o salmista, certamente este propósito seria o de louvá-lo e contemplar a beleza das tuas maravilhas da Sua criação. Pela sua oniciência, onipresença e onipotência já sabia que o homem não conseguiria sobreviver sozinho, obedecer ao único mandamento dado aos nossos pais no Éden. Por acharem que seriam como Deus, independente, poderíamos viver sem orientação e dependência divina, vieram a cometer o pecado por meio da influência maligna do maior inimigo de Deus, pois este tenta destruir a criação divina, o homem, pela qual fará de tudo para destruí-lo, pois sabe que Deus não o perdoará nunca, e certamente o condenará para nos libertar para sempre do pecado e da morte. Ele fará de tudo para desviar o crente fiel do caminho que Deus já havia escrito para nossas vidas, e por isso Deus agirá com muitas permissões para que voltamos para o caminho certo.

Figuradamente tenho dito atualmente que a melhor benção que Deus tem me dado como permissão, são alguns inimigos novos que apareceram. Aliás, não tenho ninguém como inimigo, mas creio que assim nos consideram, os que maquinam a maldade diariamente em seus corações contra nossas vidas. Porque penso assim? Porque sem eles não acordaríamos para a realidade da vida, viveríamos acomodados em toda as situações de nossa vidas, e assim dificilmente conquistaremos nossos objetivos e alcançaríamos as promessas de Deus para nossas vidas. Eles servem para nos levar mais rápido aos nossos objetivos e conquistas.

Já no Salmo 140.1-13, Davi ora para que Deus o livre de seus inimigos potentes e injustos.

O crente deve pedir que Deus não somente o livre de pessoas más, como também do "Maligno", i.e Satanás. Este como nosso arquiinimigo, procura nos enlaçar e destruir. Satanás é tão astuto, e está preparado, que certamente vagando e peranbolando pela terra, até leu a Palavra de Deus para poder tentar o seu Filho amado, mas Jesus estava preparado, pois havia guardado em seu coração a Palavra do Pai, como nos ensina nosso Senhor. (Mt 4.1-10).

Alerta: O Inimigo sabe como te desanimar.

O Diabo sabe desanimar você. Diante de incertezas, adversidades e insegurança em nosso dia-a-dia, nos vemos muitas vezes envolvido num sentimento de que nada esta dando certo ou que não conseguiremos vencer as barreiras da vida, o sofrimento crescente a cada dia mais, nos leva a desacreditar e ou a desanimar de lutar contra o que quer que seja. O Diabo, ao longo de nossas vidas sempre estará arrumando ciladas para que venhamos cair ou desviar dos propósitos e dos caminhos do Senhor. Na primeira falha de caráter do cristão, lá estará ele protestando em requerimento pelas nossas almas, assim como o sempre fez. Uma delas quando disputava o corpo de Moisés com o arcanjo Miguel (Jd 1.9). Veja como ele age:

Ataques do Inimigo

Astúcia: (dicionário: ¹Que se comporta de modo a buscar vantagens sem ser lubridiado; esperto; ²Que age com esperteza: que se utiliza de ardis, astúcia e sagacidade; ardiloso; ³ Comportamento de quem pratica maldade, especialmente, enganando outras pessoas.

Sua missão uma vez como anjo caído, passou a ser julgador, enganador, e visa roubar, destruir e matar a todos quantos puder.

E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. 2Co 11:14

Desânimo: (dicionário: ¹ Característica daquele que demonstra estar desanimado. ² Ausência de ânimo.

Pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado. Hb 3:13

Engano: (dicionário: ¹ Ato ou efeito de enganar; ² Falta de Acerto; erro, desacerto; ³ Confusão, equívoco.

Devemos estar atentos e guardar a Palavra de Deus no coração, como ele nos recomenda, pois certamente o próprio Diabo, poderá nos questionar a respeito da Palavra de Deus, como tentou astutamente a Jesus Cristo ( A tentação de Jesus Mt 4.6), mostrando que também leu ou é conhecer da Bíblia.

Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios

para enganar, se possível, os próprios eleitos. Mt 24:24.

Perseguição: (dicionário: ¹ Ação ou efeito de perseguir; ² Sociologia. Falta de tolerância dirigida a determinado grupo social, organização, coletividade, associação etc; ³[Por extensão] Ação ou comportamento da pessoa que age na intenção de perseguir, prejudicar ou coibir algo ou alguém.

Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes

da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho

de Jesus; Ap 12:17.

Mas devemos confiar nas promessas de Deus para nossas vidas:

Não se angustie, Creia, Há um lugar para você, Voltarei, Levarei você comigo.

Desde muito antes da criação certamente Deus, ao criar o ser existente e os anjos, já sabia que falharíamos, assim como Satanás falhou por desejar ser mais que Deus, ainda no céu. Mas Deus tinha um plano de Salvação para todas as situações que ocorreria:

Ø Plano da Salvação a. C:

· Criação do Mundo

· Queda do Homem

Ø Plano da Salvação d. C:

· 1º. Vinda de Cristo

· Ministério

· Morte

· Ressurreição

· Ministério do Santuário

· Volta de Jesus

· 1000 anos

· Nova Terra

· Vida Eterna

Jesus disse: Tenhamos bom ânimo, eu venci o mundo.

Porque todo que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 1 JO5.4

A fé que vence o mundo é uma fé que vê as realidades eternas, que experimenta o poder de Deus e que ama a Cristo de tal maneira que os prazeres pecaminos, os valores seculares, o proceder ímpio e o materialismo egoísta, não somente perdem sua atração para nós, como também temos por eles repugnância, aversão e antipatia. Devemos confiar nas promessas de Deus, e nunca deixar de crer nas tuas promessas.

Ø Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois

vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. Jo 14:1-3.

De graça em todas as circunstância, combata o desânimo com bom combate em meio as dificuldades e Deus fornecerá a força e as armas de que você precisa.

Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Ts 5.18

#Vote, comente!

Próximo capítulo: A Armadura do Cristão.

Frase Motivacional: O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças. Salmos 28:7

Referências: Bíblia +; Bíblia de Estudo Pentecostal (Sl 119.18; 1 Ts 5.18); Dício, Artigos TopBuzz, A Bíblia da Mulher, Lições Bíblicas CPAD, Livro Orações como estilo de vida, Artigo Ps. Welfany Nolasco, Arquiologia Bíblica Randall Prace, Bíblia Thompson.

Palavras: armadura, fé, perseguição, plano salvação, astúcia, engano, desânimo, alerta, inimigo, ataque.

Imagens: Internet

ORAÇÃO: UM PODER SUBESTIMADOOnde histórias criam vida. Descubra agora