20-SÓCRATES E JESUS CRISTO: A CORAGEM ACIMA DE TUDO

7 1 0
                                    

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará".- João 8:32

O texto de hoje é mais filosófico do que nunca, pois irei tratar de dois grandes cidadãos que marcaram profundamente a sociedade que vivemos: Sócrates e Jesus Cristo.

Quando comecei o texto com uma das frases mais aclamadas dita por Jesus quis exemplificar do que trataria estas palavras que vos escrevo: sobre a coragem, acima de tudo.

Claro que outras comparações entre os dois existem e são inúmeras, vou trata-las mais adiante. O que quero mostrar neste espaço é justamente a máxima sobre a coragem.

Sócrates é considerado o mais justo e o mais sábio dos homens. Um dos seus amigos perguntou ao oráculo de Delfos quem era o homem mais sábio de Atenas. Perante a admiração geral, a sacerdotisa proferiu o nome de Sócrates, o vagabundo.

E ele comentou sobre a escolha e disse: elegeu-me como o mais sábio dos Atenienses porque sou o único que sabe que nada sabe.

Sócrates foi o evangelista do pensamento claro. Caminhava pelas ruas pregando lógica, tal qual 400 nos mais tarde, Jesus percorreria as aldeias da Palestina pregando amor.

E começando as comparações, tal como Jesus, sem haver escrito uma única palavra, exerceu sobre o espírito dos homens uma influência ímpar na história.

E muitas são as semelhanças entre Jesus e Sócrates. Autoconfiança e poder de linguagem, não deixaram registrado nada por escrito como já mencionei, ambos acreditavam falar em nome de algo que era maior que eles mesmos, não abriram mão de seus princípios morais, criticaram o poder vigente na época.

Mensagens filosóficasOnde histórias criam vida. Descubra agora