29- Propiciar ao homem um encontro experimental com Deus

2 0 0
                                    

  O Evangelho de Cristo é o maior projeto educacional já oferecido à humanidade, pois não se limita a informar o homem. Formando e transformando-o, faz dele um cidadão modelo tanto da terra como dos céus. Somente o Evangelho contempla-o como um todo; os demais sistemas educacionais vêem-no apenas como um animal político – um ser meramente utilitário, um fruto de uma escravizante evolução. Herbert Gezork, pastor e teólogo norte-americano, reconhece a realidade da educação completa proporcionada pelo Evangelho de Cristo: "Há somente um evangelho. Ele se destina ao homem integral, sua família, sua comunidade, seus vizinhos, sua nação, seu mundo".

O Novo Testamento apresenta o homem como a obra prima de Deus. E como tal deve ser educado em sua Palavra, a fim de que alcance a perfeição. É o que nos requer o Todo-Poderoso: "Anda na minha presença e sê perfeito" (Gn 17.1). Tendo em vista essa demanda, aparentemente impossível de ser atendida por um mortal, a mensagem da cruz proporciona ao ser humano a oportunidade de um encontro experimental com Deus por intermédio de Nosso Senhor Jesus Cristo. Somente a partir desse encontro e dessa experiência é que nos pomos a caminhar rumo à perfeição. Se a Bíblia não exigisse de nós, seres imperfeitos, a perfeição, não seria ela a inspirada e inerrante Palavra de Deus. O pastor reformista de origem escocesa Andrew Murray explica porque Deus reivindica de suas criaturas morais uma vida perfeita: "A perfeição não é uma exigência arbitrária; devido à natureza das coisas, Deus não pode pedir menos".

Em virtude dessa exigência divina, cabe à Educação Cristã aparelhar-se teológica e pedagogicamente, para oferecer ao ser humano uma formação completa. Somente a Igreja de Cristo pode fazê-lo. Afinal, foi-nos confiado o livro de texto por excelência da humanidade. Ao discorrer sobre a educação integral do homem, o evangelista escocês Henry Drummon é categórico: "O evangelho deve apoderar-se da totalidade do homem – corpo, alma e espírito – e dar a cada parte de sua natureza seu exercício e recompensa". Sim, somente o Evangelho de Cristo é capaz de educar integralmente o homem.  

Mensagens filosóficasOnde histórias criam vida. Descubra agora