A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ
Não é difícil definir a Filosofia da Educação Cristã. Afinal, sobre esta refletimos todos os dias, mesmo quando não freqüentamos a Escola Dominical ou deixamos de assomar o púlpito. Faz-se ela presente em cada uma de nossas devoções, na leitura da Bíblia e no serviço cristão. Vejamos, em primeiro lugar, o que é a Filosofia.
1. O que é a Filosofia. Etimologicamente, a palavra Filosofia, oriunda do grego, significa amor pela sabedoria. Logo, o filósofo, como bem o acentuou Pitágoras, não é propriamente um sábio, mas um amigo do saber.
A Filosofia, pois, é a ciência que tem por objetivo levar o ser humano à reflexão. E isso ocorre todas as vezes que, perplexos diante dos fatos da vida, pomo-nos a desbanalizar o banal, como enfatiza o filósofo brasileiro Paulo Ghiraldelli Jr. E, agora, já conscientes de nossa missão no Universo que Deus nos criou, começamos a problematizar e a meditar sobre os poderosos atos do Criador.
O teólogo e filósofo norte-americano R. C. Sproul assim discorre acerca da necessidade da Filosofia: "A Filosofia nasceu da antiga busca da realidade última, a realidade que transcende o que é próximo e comum e define e explica os elementos da experiência diária".
2. O que é a Filosofia da Educação Cristã. Tendo em vista o significado e o propósito da Filosofia, é-nos possível definir a Filosofia da Educação Cristã como o resultado de uma reflexão sistemática e metódica sobre o ensino e o aprendizado do ser humano que, tendo como base as Sagradas Escrituras, orienta a ação da Igreja quanto à educação de seus membros e da sociedade na qual está inserida, a fim de que o homem de Deus seja perfeito em todos os seus caminhos.
3. Filosofia ou Teologia da Educação Cristã? Secularmente, a orientação ideológica de um sistema educacional é conhecida como Filosofia da Educação. No âmbito evangélico, porém, costumamos usar uma outra nomenclatura: Teologia da Educação. Para efeitos didáticos e a fim de sermos entendidos pela comunidade pedagógica, usaremos uma designação que, embora já conhecida, ainda não foi totalmente assimilada no ambiente pedagógico evangélico.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Mensagens filosóficas
CasualeA nossa vida é uma sucessivas de sucessão de sucessões que se sucederam sucessivamente