21 -Continuação : Sócrates e jesus

5 1 0
                                    

E tem mais, no processo de acusação ambos poderiam ter pedido clemência, mas não fizeram porque morreriam assim seus ideais de conquista pacífica e acalentadora.

Para Sócrates a palavra era o fio de ouro do pensamento, para Jesus ele era a própria palavra. Para Sócrates sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. Para Jesus, ignorância era não esquadrinhar as escrituras. Para Sócrates era melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal. Para Jesus o mal não devia ser utilizado.

Para Sócrates o início da sabedoria era a admissão da própria ignorância. Para Jesus o temor ao Eterno era o princípio da sabedoria. Para Sócrates o amor era filho de dois deuses, a carência e a astúcia. Para Jesus o amor ao dinheiro era a raiz de todos os males.

Para Sócrates a verdade não estava com os homens, mas entre os homens. Para Jesus ele era o caminho, a verdade e a vida. Ninguém iria ao Pai se não por ele. Para Sócrates quem melhor conhecesse a verdade seria mais capaz de mentir.

Para Jesus quem conhecesse a verdade seria liberto. Para Sócrates todo o seu saber consistia em saber que nada sabia, e conhecer-se a si mesmo era conhecer o universo de Deus.

Para Jesus quem fosse da verdade ouviria sua voz e se cresse teria a vida eterna. Sócrates tornou-se um marco para a ciência quem tem a dúvida como mote da pesquisa, e a serpente do conhecimento como símbolo.

Sei que o texto está um pouco repetitivo, fiz isso justamente para que você pudesse fixar melhor os ensinamentos destes grandes mestres.

E depois de toda essa explanação o que os aproxima? O que os aproxima é a crença de que se deve lutar pelos ideais nos quais se acredita. E isso com toda a coragem e paixão que marcaram a vida de Sócrates e Jesus Cristo.

Mensagens filosóficasOnde histórias criam vida. Descubra agora