Constância

35 8 4
                                    

Ouço a respiração pesada do meu irmão dormindo. Observo a cortina, maldita persiana barulhenta que deixa entrar no quarto algumas frestas do mundo. Ah, o quarto. Por muito tempo, nosso mundo particular, nosso abrigo. Conheço cada parte dele, desde as meias na gaveta até a bola de futebol americano que repousa na estante.
Agora, olhando bem, não me recordo dessas caixas de baralho, tampouco dessa garrafa do Barcelona...onde estão as almofadas que comprei pra ele?
Agora, ouvindo bem, meu irmão quase ronca. Quando ele começou a fazer isso?
O verde das paredes está diferente e os móveis mudaram de lugar. Eu estou diferente. Tudo está diferente.
Menos a maldita persiana barulhenta. Por ela, entram no quarto frestas de um mundo que muda todos os dias, mas permanece igual. Essa falta de mudanças no que realmente importa é que me tira o otimismo e me faz perder o Jogo do Contente.
Meu irmão está crescendo e, em breve, será outro. Como serão seus olhos? De que gostará? Será um estranho para mim?
Continuo longe, sendo sua irmã de fim de semana. Continuo a mesma. Será?
Terei também eu mudado? Gosto de quem costumava ser. Gosto de quem sou hoje. Gostarei de quem vou me tornar?
Ah maldita persiana barulhenta!!! Por que não deixa entrar o mundo todo de uma vez? Por que dar migalhas?
Os pássaros cantam lá fora e lembram-me do porquê eu amo esse lugar. Paz.
O cheiro de madeira, as tábuas do piso a ranger, a respiração pesada de meu irmão, a certeza dos meus pais no quarto ao lado, o som dos pássaros, a garrafa de água azul, os pratos azuis lascados, os jardins, o telhado, a velha cadelinha de olhos curiosos cor de Mel, o pássaro que bate na janela todos os dias de manhã e até a maldita persiana barulhenta, tudo aqui me traz paz.
É bom ser parte de algo, mesmo que aos fins de semana.
Mas talvez não seja preciso estar presente para fazer parte, talvez eu seja sempre parte disso. Talvez seja uma coisa para a vida toda.
Abro a persiana. O mundo continua o mesmo, mas hoje está com jeito de chuva e tudo é melhor quando chove.

ÍntimoWhere stories live. Discover now