Capítulo 12
A Câmara das Relíquias.
Indy e Luzia seguiam agora por uma série de corredores e escadarias iluminados por tochas rumo ao salão de banquetes subterrâneo do Preste João, descendo cada vez mais na direção do coração da montanha. Não haviam trocado mais nenhuma palavra desde as casas de banho. A portuguesa sentia que o companheiro podia cair desmaiado, ou morto, a qualquer instante, e procurava estar pronta para segurá-lo a cada novo passo. Apesar da situação desesperadora do arqueólogo e de sua relutância em voltar atrás, a jovem ainda possuía uma ínfima esperança de que tudo desse certo...
Enquanto Jones vestia a túnica azul que lhe fora fornecida, o traje cerimonial de Pessoa consistia num belo vestido branco de detalhes verdes, calçando sandálias assim como o amigo. Suas mãos e braços estavam ornados de jóias, o cabelo fora preso num coque e seu rosto havia sido cuidadosamente maquiado por algumas damas do reino, realçando ainda mais a incrível beleza da qual a moça era dotada.
Depois de caminharem por mais algum tempo, pararam diante de uma grande porta dupla de madeira, havendo ao lado dela um etíope de túnica roxa e medalhão no pescoço, o que indicava ser ele um sacerdote. Curvando-se numa solene saudação aos recém-chegados, acionou uma discreta alavanca na parede, fazendo com que a estrutura que fechava o caminho se abrisse de forma lenta.
A dupla agradeceu ao clérigo com gestos e seguiu adiante, apenas para encontrar, depois de alguns passos, uma porta idêntica à anterior, também guardada por um religioso. A ação se repetiu: ele moveu uma alavanca e o trajeto foi liberado, Indy e Luzia avançando desconfiados para verem em seguida... Outra porta fechada, com outro sacerdote!
No total, passaram por treze entradas, uma se fechando atrás deles assim que outra se abria à frente, e treze eclesiásticos, os “porteiros-clérigos” que controlavam dia e noite o acesso ao Preste João. Mais um dos curiosos costumes daquele reino fantástico.
Assim que atravessaram a última porta, ganharam o imenso e luxuoso salão de banquetes do lendário rei. O que viram ali era fabuloso, magnífico. Épico. Tudo, das paredes ao teto, dos objetos maiores aos menores, era composto de metais e pedras preciosos. A mesa de jantar era retangular, repleta de entalhes com esmeraldas, safiras e ametistas. Possuía aproximadamente trinta metros de comprimento por quatro de largura. Coberta por uma toalha branca de impecável tecido feito do casulo de salamandra, continha pratos, travessas, copos e talheres de ouro e prata. Numa das extremidades do móvel havia um trono todo cravado de jóias, onde estava acomodado o Preste João. À sua direita, ao longo da mesa, encontravam-se sentados doze arcebispos e vinte bispos. À esquerda, alguns dos comerciantes do reino. Foi entre eles que se inseriram Indy e Luzia, sentindo-se um tanto deslocados. Estavam a uma distância média do Preste, e alojados bem de frente para Samuel Davi.
– Sejam bem-vindos, meus nobres amigos! – saudou ele.
O rei-sacerdote era uma figura interessante. Alto, careca, musculoso. O único em seus domínios que não vestia túnica de uma só cor: a sua possuía mangas, listras e contornos de diversos tons. Também usava anéis, brincos, braceletes e pulseiras de ouro puro e inúmeras pedras de grande valor. Tinha, preso ao pescoço, um medalhão idêntico aos de seus clérigos. Por fim, segurava com a mão direita um fino cetro dourado de quase dois metros de altura, que possuía na extremidade superior um pequeno crucifixo.
– Nosso santo Preste é casado com as três mais graciosas mulheres do reino – explicou Samuel. – Porém, ele dorme com elas apenas quatro vezes ao ano, somente com o intuito de gerar filhos, para assim resistir à tentação da luxúria.
– Quantos filhos o Preste tem? – perguntou Luzia.
– Nosso atual rei-sacerdote fez com que suas amáveis esposas concebessem doze crianças: seis meninos e seis meninas! O primogênito masculino será o próximo a receber o título de Preste João!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Indiana Jones e as Relíquias de D. Sebastião
Fanfic1938. Na pista da Cruz de Coronado, artefato que busca desde a adolescência, Indiana parte rumo a Portugal. Porém acaba conhecendo uma interessante jovem chamada Luzia, e junto com ela embarca numa jornada ainda maior: a procura dos restos mortais d...