Vermelhos versus Brancos

71 6 0
                                    


    Vocês devem estar pensando que eu me apaixonei perdidamente pelos brancos e que nada vejo de bom nos índios.

    Pois bem, enganam-se.

    Eu amo minha irmãzona. Acho que ela é doida de pedra e impetuosa.

    Desde que se mudou, ela me manda uns cartões-postais de Montana muito interessantes. Paisagens bonitas e índios bonitos. Búfalos. Rios. Insetos enormes.

    Cartões muito interessantes.

    Ela ainda não arranjou emprego e continua a morar naquele trailerzinho caindo aos pedaços. Mas está feliz e trabalhando muito em seu livro. Ela tomou uma decisão de ano novo: terminar seu livro antes do verão.

    O livro dela é sobre esperança, creio.

    Acho que ela quer que eu compartilhe do romance dela.

    Eu amo minha irmã por isso.

    Eu amo minha mãe, meu pai e minha avó.

    Desde que passei a estudar fora e ver como são as relações de família em Reardan, passei a achar que minha família é bem bacana. Admito que meu pai tenha problemas com a bebida e que minha mãe seja um pouco excêntrica, mas eles fazem sacrifícios por mim. Eles se preocupam comigo. Dizem o que devo fazer. E, o melhor de tudo, eles me ouvem.

    Aprendi que a pior coisa que pais podem fazer é ignorar seus filhos.

    E, vocês podem crer, há muitos meninos e meninas em Reardan que são ignorados por seus pais.

    Há pais brancos que nunca vão á escola. Não vão às competições dos filhos, aos seus shows, peças teatrais ou festas.

    Tenho colegas brancos que são meus amigos cujos pais eu nunca vi sequer.

    Isso é absolutamente anormal.

    Na reserva, a gente conhece pai, mãe, avós, gatos e cachorros de todo mundo. Até o tamanho do sapato de cada um a gente sabe. Olha, vou dizer pra vocês, índios fazem um monte de besteiras, mas nós somos muito unidos. Nós CONHECEMOS uns aos outros. Todo mundo conhece todo mundo.

    Mas apesar de Reardan ser uma cidade pequena, muita gente sequer se conhece.

    Aprendi que os brancos, principalmente os que têm filhos, sabem desaparecer em plena luz do dia.

    Bem, sei que meu pai às vezes desaparece por uma semana quando decide tomar umas e outras, mas esses pais brancos são capazes de desaparecer completamente sem sequer saírem da sala de casa. Eles se confundem com os sofás.

    Então, que fique claro: não sou um pateta apaixonado pelos brancos, certo? Um bocado de adultos brancos ainda me olham de lado só porque sou índio. E muitos deles acham que eu não deveria estar estudando em Reardan de jeito nenhum.

    Sou um cara realista, certo?

    Penso muito sobre essas coisas. Talvez não tenha pensado o bastante, mas já pensei o suficiente para saber que é melhor viver em Reardan do que em Wellpinit.

    Talvez só um pouco melhor.

    Mas no meu caso, ¨um pouco melhor¨ é do tamanho aproximadamente do Grand Canyon.

    E agora vocês querem saber o que há de melhor em Reardan?

    É Penelope, naturalmente. E talvez Gordy também.

    E querem saber o que há de melhor em Wellpinit?

    Minha avó.

    Ela era incrível.

Diario Absolutamente Verdadeiro De Um Índio De Meio ExpedienteOnde histórias criam vida. Descubra agora