PARTE 1 - QUEM É VOCÊ?

30 0 0
                                    


Rocha Branca é uma cidade pacata, no interior do Rio de Janeiro. Quase impossível de achar, difícil de não se apegar. Com sua população humilde e alegre, possui todas os clichês de uma cidade entre Minas e Rio. Não possui muitos pontos turísticos. A única motivação forte para a vinda de forasteiros, é para rever entes queridos. É o caso da família de Isaac. Seu pai, Augusto Pimenta Sortevaz, ainda tem a mãe viva. O avô de Isaac, Seu Tulhão, era dono de um dos maiores mercados da cidade. Para não se dizer o maior. Todos conhecem o mercado PARANÁ. Pelo menos, todos em Rocha Branca. Era um mercado gigantesco, multifacetado e desnecessário para uma cidadezinha tão pacata e simples. Ele já foi a causa de tanta movimentação no lugar. Caminhões entravam e saiam em constante tempo, tanto para entregar materiais de bricolagem em geral, quanto os mais simples utensílios e alimentos do dia a dia. A família Sortevaz era conhecida na cidade, devido a este mercado e a grandiosidade de Seu Tulhão. O homem era um visionário, chegou a ser nomeado um "rei midas" honorário. Infelizmente, assim como tinha uma facilidade para os negócios, também tinha para confusões. Morreu em 1987, em uma quarta-feira. No boteco de esquina de mané Coimbra. Vitima de facadas de um sujeito que tem mais de mil nomes e apelidos na cidade, Joaquim Berette. O porque da discussão é motivo de conversas ate hoje em esquinas, portões de senhoras fofoqueiras, balcões de botequins e filas de padaria.

"Me contaram que Seu Tulhão morreu, por que Joaquim falou mal do Vasco"

"Olha, menina! Essa historia da morte de Seu Tulhão, foi é por causa de mulher, viu? Joaquim pegava a mesma mulher que Seu Tulhão usava pra trair Dona Zenzina..."

"A historia do Seu Tulhão é prá mostrar pra todo mundo que não se pode roubar o terreno dos outros. Eu sabia que o sujeito tinha pé lá. Impossível construir um negócio desses, sendo limpo..."

A lenda da morte de Seu Tulhão, levantava as fofocas da cidade. Isaac nunca gostou disso. Seu pai também. Ambos viam isso como uma péssima releitura da vida de seu estimado Parente paterno.

Senhor Augusto veio para a pacata cidade de Rocha Branca, para resolver finalmente se iria vender o grandioso e cobiçado mercado da cidade. Seus outros dois irmãos, Lara e Rubens Pimenta, queriam continuar o legado, mas as contas dos remédios da mãe eram caros e o mercado já não gerava tanto quanto foi na época do GRANDIOSO TULHO. Apenas a fama do lugar, ainda o sustentava. Para um homem de negócios, como Augusto, vender o terreno para abrir um novo shopping de uma encorporada famosa, era tiro certo.

Isaac não crescera ali, é carioca da gema. Sempre foi da cidade grande. Estudioso e devorador de livros. Mesmo tendo apenas 13 anos, aparentava ter uma mente mais velha. Conheceu seus amigos em uma de suas visitas com a família na cidade. O primeiro que conheceu foi Paulo, irmão mais velho de Enzo. O conheceu em uma visita obrigada pelo pai a padaria da esquina para comprar pão pro café da tarde. Ao lado da padaria existia um boteco bem humilde, e neste boteco, uma maquina de Fliperama com o jogo THE KING OF FIGHTERS 95'. A mesma estava lotada de crianças e adolescentes, que cercavam dois jogadores agitados. Isaac não conseguia vê-los direito. Estava curioso, não conhecia muitas crianças e nem tinham visto tantas na região. Decidiu se intrometer e viu um garotinho ruivo e baixinho jogando com o personagem KIM, contra um mais alto e meio calvo, sem camisa e calças meio rasgadas com uma pequena corrente no bolso, usando um RALPH de um jeito bem apelativo. O pequeno ruivo massacrava o grandalhão calvo usando estratégias e dribles aéreos. Até que finalmente o ganhou.

Todas as crianças gritaram juntas e começaram a caçoar do grandalhão.

"perdeu pro molequinho...mo trôxa!"

O mesmo, enraivecido, começou a empurrar alguns moleques e gritava "REVANCHE!!"

Agarrava alguns moleques pelos braços e colocava as mãos nos bolsos delas, procurando mais dinheiro pra fichas. Todas em vão. Até que viu Isaac. Que segurava duas notas de um real na mão.

CHROMA ZEROOnde histórias criam vida. Descubra agora