Janelas Da Alma

69 2 0
                                    

Eu abri a janela e deixei o sol entrar.
Eu sabia que o calor ardia a pele, mas ia tirar o mofo que os dias úmidos deixaram para trás.
Ainda chovia em algum lugar e ainda tinha pessoas presas em seus quartos com medo de se molhar.
Mas como tudo na vida, a tempestade passa.
O dia fica nublado, mas sabemos que atrás das nuvens cinzas, tem o sol.
Só precisamos deixar a chuva cair, deixar ela lavar, deixar ela levar...
E no outro dia, dia de sol, jogamos as bitucas de cigarro nas poças de água e contamos nossa história.
E tudo bem olhar para trás enquanto caminha para a frente. E ficar feliz com as coisas que deixamos lá e esperar pacientemente o que está por vir.
E tudo bem sentir medo do vento frio. E esconder as mãos dentro dos bolsos.
E tudo bem também desviar os olhos para olhar em volta, as vezes há coisas bonitas ao nosso redor.
E veja cores, ou não. E veja sorrisos, ou não. E/ou nem veja nada, tudo bem.
Ultrapasse pessoas, ou ande com elas.
Respire fundo, ou fique ofegante.
Abra janelas que acabou de fechar, e as feche de novo.
Perdoe a si mesmo quando errar. Você tem esse direito, assim como os outros que erraram com você, também tiveram.
Você pode esperar na fila, ou ser atendido imediatamente. Algumas coisas levam tempo, outras não.
E talvez você canse de caminhar, talvez você sinta dor... E talvez ninguém pergunte como foi seu dia.
E as vezes vai haver pedras no seu caminho que você passará por cima, e outras que você vai tropeçar.
Vão ter coisas que, durante seu caminho, você vai deixar para trás, e outras coisas, que levará consigo. E talvez essas coisas pesem nas suas costas durante alguma subida. E talvez, quando chegar lá em cima, alguém te ajude a carregá-las.
E você, ainda que cansado, sujo, quebrado, poderá abraçar as pessoas com as quais se importa, mesmo que elas não se importem tanto assim com você.
E talvez você não saiba usar palavras bonitas, mas deixe sua marca, mesmo que em garranchos.
E talvez você se expresse com palavras de indecisão, porque sabe que se tem uma coisa que a vida é, é incerta.
E talvez você aceite isso de bom grado, ou talvez você faça um escândalo.
E aí então, você possa aprender que o jeito com que reage as coisas sempre influenciará nas consequências delas.
Você aprenderá que vogais e consoantes dependem uma das outras para formarem palavras.
E que textos podem terminar com reticências ou pontos finais, e independente de como terminarem, sempre podem ter continuação.
Você é o autor da sua própria história.
Então seja cronista, poeta, romancista e escreva a sua história, sem nunca esquecer de descrever as belezas que encontrar no caminho.

Contos de uma adolescente problemática Onde histórias criam vida. Descubra agora