Carta II

1.9K 191 76
                                    

Querida Morte,

Dessa vez serei mais direto em minhas palavras - ou tentarei bastante -, não vou perder o foco!

Minha primeira dúvida é: De onde você é? Tipo, não quero histórias religiosas envolvendo Deus. Eu quero dados científicos, teses, esclarecimentos. Eu sou um menino da ciência. Tudo bem que a religião explica algumas coisas, mas não há provas, apenas a palavra de um alguém que conheceu alguém que fez tal coisa.

Quantos anos você tem? Você é citada desde os primórdios da existência humana e dinossaurística (acabei de inventar essa palavra), então creio que milhões , talvez bilhões, trilhões, sei lá! O fato é que já faz muuuuuito tempo. Mas eu quero um número. Vários algarismos, uma representação numa folha de papel ou até mesmo digitada.

Por que você tira vidas? Eu sei que as pessoas envelhecem, sofrem acidentes, são atacadas por animais selvagens e coisas do tipo, mas por que você não apenas as cura? Por que não podemos viver até a quantidade de tempo que você vive? Eu sei que os seres humanos são horríveis, mas existem pessoas realmente boas, tipo minha tia Madeline. Ela era uma mulher incrível e jovem. Só tinha 20 anos quando você a fez uma visita enquanto ela dormia. Você fez seu coração parar e ela falecer durante o sono. Eu tinha 7 anos, agora já tenho 12! Ela teria 25 anos, ou seja, ainda seria jovem! Ela não podia morrer. Esse tipo de coisa não faz sentido para mim.

Outra pergunta, por que as pessoas a temem tanto? Minha avó diz que a única certeza que temos na vida é que um dia iremos morrer. Se já sabemos disso, por que as pessoas ainda têm medo de que isso lhes aconteça? As pessoas dizem que a morte é um alívio, hora do descanso. Se é algo positivo, por que não querem morrer? Minha mãe é uma que dizia esse tipo de coisa, mas depois de um tempo ela não consegue cogitar a simples possibilidade de que isso aconteça aqui em casa.

Agora vamos às perguntas sem noção, mas que realmente causam uma curiosidade e aquela leve sombra de sentido, que nos faz questionar a possibilidade de sua existência: existe vida após a morte?

Eu sei que essa deve ser a pior pergunta do mundo, além de ser um óbvio paradoxo, pois, veja, se a morte é o fim absoluto da vida, por que raios existiria vida após a morte? Afinal, se fosse para se estar vivo após a morte, era mais fácil continuar vivo. Mas existem filmes, entende?! Eu já expliquei que sou um cinéfilo e, apesar de minha preferência ser terror, eu assisto de tudo, é mais forte que eu. Desde o pior clichê da Disney à mais fabulosa e encantadora ficção científica, com aqueles efeitos especiais tão fascinantes que nos faz acreditar que aquilo é real. Voltando, esse tipo de coisa planta uma semente alucinógena em nossas cabeças e nos faz entrar no mesmo universo inebriado de quem os inventou, entende?! Eles fazem parecer tão real que nós nos questionamos o por quê de não acreditar naquilo.

Ainda na lista de piores perguntas, existe um universo paralelo, tipo o famoso Paraíso? Eu tento não entrar na parte religiosa, mas ela é muito presente em tudo! É chocante! Seguindo a linha de raciocínio da Bíblia, a existência do Paraíso para quem foi bom e seguiu os princípios de Deus, é realmente plausível. Mas para um menino como eu, isento de curiosidade religiosa, não é o suficiente. Minha mãe diz que Deus é bom e eu acredito nisso, mas eu queria uma prova de que tudo que é relatado na Bíblia, de fato, aconteceu.

Dizem que sou um prodígio, pois gosto de ciências, leitura, escrita e etc, mas a mãe de alguns dos meus antigos amigos diziam que está errado minha mãe não ter me ensinado os princípios religiosos, assim como elas fizeram com seus filhos. Minha mãe disse que eu era livre para seguir o que quisesse, isso é algo que eu percebi, ao longo do tempo, que me fez bem. Eu segui o que achei certo. Não estou dizendo que não deve-se ter fé em algo, eu vou às missas com minha avó, às vezes. O que quero dizer é que não deve-se induzir ninguém a isso, a pessoa deve escolher no que quer acreditar e depositar sua fé.

Você tem fé? Sentimentos, talvez? Ou você é apenas uma força da natureza, talvez nada, apenas fruto de nossa imaginação?! Se não fosse pela decomposição do corpo humano, poderíamos acreditar que quem morre, na verdade não morre. Apenas adormece sem que saibamos quando acordarão... Isso é mais uma daquelas explicações bobas que vovó tenta empurrar para mim, diversas vezes. É cansativo não saber a verdade, Morte.

Você fica cansada de tirar vidas? Parece que minhas perguntas nunca terão fim... Está vendo? Preciso mais que nunca de suas respostas!

Assinado, Toby

Cartas para a MorteOnde histórias criam vida. Descubra agora