Eu estava caminhando na praia, a vista era linda... O azul do céu se fundia com o azul do mar, enquanto crianças faziam castelos de areia, os pais chamavam para protege-los do Sol e cuidavam para não se perder dos seus filhos. Feirantes, pessoas bebendo, tomando sorvete, uma linda mistura de tribos urbanas num mesmo lugar.
No meio disso tudo, vi uma senhora de idade tomando banho, como se estivesse pela primeira vez na praia e então avistei um velho, sentado na areia, que estava observando ela com o olhar mais apaixonado que eu presenciei e foi ai que voltei a acreditar no amor.
Aquela praia me fez acreditar em muitas coisas que eu pensei não existir mais, o amor, a esperança, o futuro e a igualdade. Estava tudo ali, o cuidado, a empatia. Tudo no mesmo lugar.
Então, sentei ao lado do senhor e sorri para ele. Logo, ele sorriu de volta com os olhos brilhando.
- E se o mundo fosse exatamente como essa praia? - Disse o velho.
Eu fiquei abismado com a frase e olhei para o horizonte seguindo o olhar dele para a senhora se banhando.
- Acho que seria tudo mais harmonioso, todos teriam o seu lugar no mundo sem precisar ocupar o espaço do outro. - Disse com o olhar cerrado e me imaginando nesse mundo fantasioso.
Então, sorrindo, o velho indagou
- Mas esse mundo pode existir, eu sei que você está imaginando ele, não precisa, basta começar por você. Dessa maneira, você viverá como nós, como se tudo fosse a primeira vez.
Eu continuei olhando pra frente e refleti sobre o que ele falou. Fiquei me fazendo perguntas sempre começando por "e se".
O velho chamou minha atenção para olhar para ele, até que fugi do meu pensamento e o encarei.
- Você tem que parar de pensar e agir, ninguém vai fazer a diferença por você, garoto. Acorda e muda, por que o mundo precisa de pessoas assim, de mente aberta e com atitude. Uma das coisas você já tem, basta pôr a outra em prática.
Ouvi o senhor com muita atenção, quando ele acabou, olhei para frente e a senhora estava na minha frente com a mão estendida e um lindo sorriso no rosto. Ela era linda e deveria ser muito mais linda quando era jovem, os cabelos dela eram brancos como a neve e o seu rosto era lindo, mesmo com as rugas das experiências passadas.
Peguei a mão dela e me levantei, então ela me abraçou e sussurrou no meu ouvido. Quando ela acabou a frase fechei os olhos e senti como se estivesse sendo empurrado com muita força para a minha cama, quando os abri, percebi que era um sonho.
Mas entendi a mensagem, entendi completamente. Não podia deixar as coisas como estavam, eu precisava mudar, não mudar a minha pessoa. E sim, mudar o mundo, começando com coisas pequenas e fazendo com que outras pessoas notassem para, assim, começarem a querer a mudança também. Pois, sussurrando, a senhora me disse
- Pare de pensar e corra atrás, o "e se" é o primeiro obstáculo que você cria e te distancia de tudo o que queres almejar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Crônicas
Short StoryCrônicas para trazer uma reflexão de que sempre tem algo bom no meio de tudo que acontece ao nosso redor.