Northumberland, Início do século XIX, Era Georgiana
Lizzie se espremia o máximo que podia em seu assento, tentando respirar da forma mais regular que podia, mas aquela tarefa tornava-se quase impossível em um local tão claustrofóbico quanto à cabine de uma carruagem com as janelas fechadas. Ouvia o som abafado das pesadas gostas de chuva que caiam sobre o teto do veículo, e se pegou imaginando se ainda faltava muito até que finalmente chegasse ao seu destino.
Detestava locais como aquele... Frios, úmidos e apertados. Faziam com que se lembrasse da pequena cabine onde passara seus últimos dias com sua mãe, uma das poucas memórias que guardava daquela derradeira viagem. A recordação daquilo fez com que o velho pânico se instalasse em sua mente e Lizzie tentou bloquear as imagens do cadáver putrefaço e do odor de decomposição, mas as sensações eram tão reais que por um instante, sentiu como se estivesse de volta aquele pesadelo, afundando lentamente... Perdendo-se em brumas.
-Querida, você está bem? – Indagou sua velha madrinha que estava sentada ao seu lado, enquanto tocava sua mão e a trazia de volta a realidade – Parece tão pálida...
-Oh, não é nada... – Respondeu com a voz entrecortada e pigarreando na tentativa de ganhar tempo – Acho que o balanço da carruagem está me deixando um tanto nauseada.
-Sim, posso imaginar. As estradas costumam ficar assim durante o outono. As chuvas torrenciais fazem com que a lama se desprenda e os caminhos ficam mais escorregadios.
-É sempre assim aqui no norte? – Perguntou sentindo um certo desespero tomando conta de seu ser ao imaginar-se presa aquele lugar cinzento e sombrio pelo resto de sua vida.
-Oh, não! A chuva é uma constante companheira, devo admitir, mas na primavera nossos campos são de tirar o fôlego e a vista do penhasco é simplesmente deslumbrante.
Lizzie sorriu de forma pouco convincente e deixou que um pesado suspiro escapasse de seus lábios. Por mais que sua bondosa madrinha falasse sobre as maravilhas de Beacofell, não conseguia se deixar enganar. Nunca tinha visitado o extremo norte da Inglaterra, mas sabia que não deveria esperar muito daquele nebuloso lugar. Sua mãe sempre dizia que sua vila natal era o local mais inóspito do mundo, e até agora, Lizzie não tivera razão para discordar daquilo.
-Ouça, minha menina. – Disse sua madrinha apertando sua mão e a trazendo de volta dos devaneios – Sei que está nervosa por vir trabalhar em um lugar tão distante e isolado de Londres, mas confie em mim. Lorde Hector Nightley será um excelente patrão e tenho certeza de que vocês se darão bem.
-Não se preocupe madrinha. Sei que a senhora jamais me traria até aqui se este não fosse um trabalho descente. – Respondeu tentando omitir seus reais temores.
-Oh sim... E Lorde Hector foi muito gentil em aceitá-la como nova governanta, mesmo você sendo tão jovem.
-Isso não lhe parece estranho? Que um homem contrate uma completa desconhecida para cuidar de sua casa?
-Você não é uma completa desconhecida. É filha de Lauren Dashwood e todos em Beacofell conheceram sua mãe quando ela era apenas uma jovenzinha. Além disso, creio que milorde estava apenas fazendo uma boa ação. Quando a notícia do falecimento de sua mãe chegou à Beacofell, Lorde Hector mandou que me chamassem para saber o que poderia ser feito em seu benefício. Ele foi tão generoso, que mesmo não tendo nada a ver com sua história, lhe ofereceu um emprego e um lugar para morar. Portanto você deve mostrar mais gratidão para com ele, Elizabeth. Não se esqueça disso.
-Sim, madrinha, mas ainda assim acho que piedade não é motivo suficiente para contratar uma desconhecida. Como ele pode saber se eu sou realmente apta para trabalhar como governanta?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Brumas de Sal
RomanceApós uma terrível tragédia, Elizabeth Dashwood perde tudo o que mais lhe importava: sua amada mãe e sua integridade mental. Todas as noites ela revive aquele fatídico dia, que ainda permanece coberto por brumas que a impedem de enxergar o que realme...