Entrevistado: cosimodelrosso
Livro: VenenoEle ganhou em 3° lugar da categoria romance do concurso.
1 Nos conte um pouco sobre você. Qual seu nome completo, sua idade, etc.
- O meu nome é COSIMO del ROSSO, atualmente com 68 anos, nacionalidade ITALIANA, natural de MOLFETTA em província de BARI
( PUGLIA). Cidade costeira do baixo ADRIATICO.
Aposentado.2 Quando começou a escrever? E por qual razão?
- . Comecei a escrever no 2012 quando num estado de profunda depressão, achei que estava na hora de colocar preto no branco os motivos pelos quais tomei certas decisões.3Você gosta de ler? Se sim, quais seus escritores e livros favoritos?
- Lí muito na minha adolescência, temas variados, que contribuíram a fortalecer o meu caráter. Geralmente amo os clássicos, mas não desdenho a literatura moderna desde que segue certos padrões.4 Já teve o chamado “bloqueio criativo”? Se sim, como passou por ele?
- Bloqueio acho que não! Perplexidades em continuar a escrever talvez sim. Isso se supera relendo a história, fazendo pequenas alterações ou mesmo apagar completamente parte ou todo o capitulo. Dar uma remexida. Talvez isso ajuda a superar o “bloqueio”. Eu costumo fazer isso.5 Quando e como você conheceu o Wattpad?
- Difícil de precisar
. Conheci a plataforma pelas redes sociais. A minha primeira experiência foi com a SWEEK, mas não me dei bem.6 Tem interesse em publicar seu livro em alguma editora?
- Já publiquei um texto de forma independente. Sim, como qualquer outro escritor, encontrar uma editora interessada nas nossas obras ~e o primeiro passo para a notoriedade, mesmo que isso demore em chegar.7 Você se inspira no que para criar suas histórias?
- São pequenos fragmentos guardados no mais recôndito lugar da memória. Muitas vezes vem à tona de forma bruta, te sacode e pede para sair. O subconsciente guarda coisas que nem imaginamos.8 Como você se sente ao ganhar o 3° lugar do Concurso Amarelo de Alegria?
- Fiquei muito feliz. Significa que a história agrada e empolga.9 Já recebeu alguma crítica? Se sim, como lida com elas?
- . Sim já! E foi negativa. Ninguém gosta de receber críticas, ainda mais quando são negativas, mas entendo que isso faz parte do jogo e mesmo contrariados temos que aceita-las.10 Já pensou em desistir de escrever?
- Não! Enquanto tiver algo para contar eu vou escrever, mesmo que não publique.11 Quais seus gêneros de livros prediletos?
- Tenho temas variados, acho que ainda estou em busca de um gênero que me completa.12- Gosta de fazer um “roteiro” antes de começar a escrever, ou prefere ir escrevendo enquanto as inspirações vem?
- Um planejamento prévio torna-se necessário e uma pesquisa complementa. Confiar na improvisação não.13 Qual o significado do título do seu livro, ganhador do concurso?
- Resumi tudo numa única palavra “VENENO” porque é dele que nos alimentamos diariamente, querendo ou não e é ele a nossa primeira arma de ataque. Nasceu com o homem e morrerá com ele.14 Fez alguma pesquisa para escrever o seu enredo?
- Sim, isso é necessário. Acho fundamental.15 Como aconteceu a construção psicológica dos seus personagens?
- Costumo assumir a posição deles e imagino como iria agir, no bem e no mal.15 Tem algum projeto para o futuro?
- Muitos. Estou trabalhando em uma ficção histórica, tenho um enredo futurístico e uma comedia policial. Mas vai levar tempo.16 O que você como escritor, sonha?
- Ter os meus livros publicados e lidos naturalmente, como todos é claro. Se algum tipo de sucesso vier será bem-vindo.17 Na sua opinião, qual o maior problema que já enfrentou na plataforma?
- Nenhum problema! Claro é uma plataforma eletrônica, tem sempre algum problema. Superável com certeza.18 Quanto tempo em média você dedica para escrever?
- Pouco tempo. Queria me dedicar mais. Quem sabe?19 Mudaria algo em algum livro que já escreveu?
- Sempre tem coisas para mudar, para acrescentar. Por isso quando termino um texto deixo de olhar para ele, pelo menos até a hora de leva-lo a público.20 Por fim, o que você diria para um escritor novo nessa área?
- Se costuma dizer: Leia, leia muito! Eu diria escreva, escreva muito e sobretudo leia o que vc escreveu! ( deixo suspensas as minhas conclusões.)Agradecemos a entrevista!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Entrevistas Amarelo de Alegria
RastgeleVenha se divertir e conhecer mais sobre a vida dos escritores. Aqui você encontrará entrevistas dos ganhadores do Concurso Amarelo de Alegria.