Heeey não esqueça de deixar a sua estrelinha ⭐ é muito importante!
Enquanto a seguíamos para operá - la, Julius Caesar, um dos enfermeiros técnicos bateu a cabeça no vão da porta e teve de sair de cena para ser socorrido. O que deixava o nosso grupo muito menor do que já era.
A emergência representa uma situação ameaçadora, brusca e que requer medidas imediatas de correção e de defesa. Também significa acidente e necessidade urgente. A urgência no dicionário médico consta como um estado patológico que se instala bruscamente em um paciente, causado por acidente ou moléstia e que exige terapêutica médica ou cirúrgica urgente. Que urge, que deve ser feito com rapidez.
Em todas as cidades existem serviços denominados de emergência ou de urgência ou como é comumente falado "prontos-socorros". Uma questão que de inicio exige uma reflexão é que nesse inicio de década, nestes anos 90, talvez muitos dos chamados prontos-socorros não poderiam nem assim ser denominados, porque não apresentam as mínimas condições de prestação dos serviços que seriam obrigados a prestar, e isto estaria muito mais na esfera da justiça comum do que na discussão ética, que é mais profunda. E não vamos perder tempo com o que é do âmbito da política e do Poder Judiciário.
A emergência médica é muito diferente da medicina do posto de saúde, do consultório. do tratamento programado, quer seja ou não em hospitais, porque na emergência nós temos uma situação única em que a decisão médica e a decisão ética tem de ser imediatas. E esse imediatismo tem de estar pronto, portanto as pessoas que trabalham nesses locais têm de estar preparadas médica e eticamente dentro dos princípios médicos e éticos para dar um atendimento competente e um respeito aos direitos do paciente, que, por ser em um serviço de urgência, mais facilmente corre o risco de ser ameaçado.
A emergência, os pacientes são levados muitas vezes contra a sua vontade, recusando o atendimento médico padrão. Muitas vezes podem estar com o seu estado mental perturbado, quer seja por um problema psiquiátrico, por uma doença ou até por uma intoxicação. Os médicos que ai trabalham têm muito pouco tempo para ter acesso a capacidade de raciocínio, ou à competência do paciente em tomar decisões que protejam sua saúde, e tem que tomar decisões rápidas, sem ter o beneficio de poder consultar as comissões de ética, por exemplo. Em muitos lugares, existe o atendimento pré-hospitalar, em que o pessoal não médico trabalha e os médicos também são responsáveis pelas decisões dessas pessoas e autorizam medidas, sem ver diretamente os pacientes.
Na emergência, o trabalho e longo, duro, estressante, sem adequado repouso e alimentação. Os médicos são solicitados a tomar conta e a coordenar o cuidado de muitos pacientes simultaneamente. Eles têm de estar cientes de suas limitações e capacidades para dar o melhor cuidado aos seus pacientes e mesmo assim não diminuir sua efetividade pela fadiga ou frustração.
O paciente tem dificuldade em manter um relacionamento confidencial em um ambiente aberto no qual medicas, enfermeiras, pacientes, segurança, polícia, socorrista e técnicos em medicina interagem simultaneamente.
Associado a tudo isso, acrescentam-se os problemas ocasionados por um imperfeito sistema de saúde, que acaba sendo mais bem demonstrado em um setor de emergência, dificultado pelas más condições de trabalho, de poder dar o atendimento adequado, e acrescentando a isso, em nosso país, a inadequada remuneração dos profissionais da área da saúde, facilitando o risco de que o atendimento seja alterado pelo status social, pelo tipo da doença, do trauma e até da possibilidade de pagar, de ter ou não ter dinheiro.
A medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e deve ser exercida sem discriminação de qualquer natureza, e o médico deve agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional. Para que isso aconteça, deve ter boas condições de trabalho e ser remunerado de forma justa, de tal maneira que possa viver tranqüilamente e possa se atualizar constantemente, podendo sempre indicar o procedimento adequado ao paciente.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Enlaces de uma Paixão
Romance🥈2° Lugar pela Categoria Melhor Casal no Concurso Princess O que fazer quando tudo o que você acredita sobre o amor não se passar de uma mentira? Julie e Fernanda se conheceram pela internet durante o ensino médio. Faziam parte de um fã clube de um...