Capítulo catorze-Uma força capaz de derrubar o muro de Berlim

77 15 3
                                    


Uma força capaz de derrubar o muro de Berlim

Numa certa manhã na década de 80, uma irmã chamada Lourdes Souza uma testemunha de Jeová,bateu na porta de Quitéria, conversaram um pouquinho a porta, mas como o sol estava bem quente , Quitéria as convida para entrar sentar e como sempre foi muito generosa, oferece algo para beberem e se refrescarem do calor.Elas tiveram uma palestra muito animada sobre a bíblia,apesar de Quitéria ser de uma igreja protestante, tinha muitas dúvidas e não se sentia bem porque não tinha muita conexão com os ensinamentos dessa igreja e não sabia ler para tirar suas dúvidas, então Lourdes lhe explicou algumas dúvidas. Primeiro sobre o espirito santo, ela disse que se sentia muito mal por não entender e concordar com algumas coisas nessa igreja, por isso se sentia uma mosca morta e uma pulga sem valor. Após a explicação com base na bíblia dela ela ficou muito feliz e ao se despedir das irmãs ela disse:

-Agora sim, eu não sou mais uma mosca morta, agora eu sou uma ovelha!

No dia seguinte Lourdes estava ali perto e aproveitou para visitá-la novamente. Mais uma vez aproveitou para tirar mais uma dúvida de Quitéria, dessa vez leram para ela salmos 37:9-11 e ela ficou impressionada com essa esperança, até então ela só tinha esperança de ter uma vida no céu e agora a irmã mostra na bíblia 'os justos possuirão a terra e nela habitarão para sempre'

As irmãs explicaram então para ela:

-Quitéria como você faz quando a casa está suja?

Ela diz

-Eu arrumo tudo, limpo tudo...

-E como você se sente quando a casa está limpa?

Ela diz:

- Eu fico muito feliz e satisfeita, chego até a dançar-elas riem

-Isso mesmo Quitéria Deus promete fazer uma limpeza aqui na terra e deixar só os justos.

Quitéria agora estava radiante! Nunca tivera a oportunidade de ter uma explicação tão detalhada na bíblia. Porém, tinha uma tristeza, não sabia ler, seus pais na época lá na segunda década do século XX, não a colocaram na escola como muitos de sua geração. Mas então, Lourdes se ofereceu para ensiná-la a ler! Imagine agora uma mulher no auge dos seus 80 anos forte e cheia de vida aprendendo a ler, recuperando sua auto-estima e agora sim não sendo mais uma mosca morta como ela se sentia, e ela aprendeu a ler e apesar dos problemas de visão, realizou esse sonho na vida dela.

Ela teve não só catarata como também ,pelo que parece, glaucoma.

Durante esse tempo seu filho ia visitá-la algumas vezes a última vez que veio relatou ter um filho e esposa.

Logo Quitéria começou a visitar as pessoas animada com sua nova fé, ela se sentiu renovada e reanimada.

Mas havia um obstáculo que ela ainda teria que enfrentar, um dos mais difíceis da vida dela.Agora com a fé renovada ela teria que derrubar o seu muro de Berlim. Bem, em meados dos anos 80 o muro literal de Berlim continuava ali como uma lembrança sombria da separação da Alemanha nazista.

Vez ou outra conversando ao andar lado a lado com sua amiga Lourdes ela dizia por meio de metáforas:

-Eu ainda preciso derrubar o muro de Berlim antes de me batizar e ser uma testemunha de Jeová!

-Como assim Quitéria?-dizia Lourdes

-Sim, eu ainda não posso dizer, mas eu só posso me batizar depois disso.

Esse muro seguia lá intacto na Alemanha, mas Quitéria derrubaria o seu primeiro.

Essa idosa forte e cheia de vigor era também muito misteriosa! Por muito tempo Lourdes, que era muito achegada a ela, não entendia o que ela queria dizer, mas respeitou o tempo dela.

Uma amizade inesperadaOnde histórias criam vida. Descubra agora