2.1. Bloqueio Criativo

8 2 0
                                    

Eis que nos deparamos com o maior fantasma de muitos dos escritores, designers, pintores... enfim, de quem vive de produzir criativamente: o bloqueio criativo!

E o que é o esse fantasma? Que demônio é esse, que assombra criadores de conteúdos diversos?

O bloqueio criativo é basicamente quando você está numa situação em que pretende ou precisa criar algo, e não consegue ter ideias, ou mesmo já dispondo das ideias, não consegue desenvolvê-las. E o que causa isso? Vejamos algumas possibilidades:

Excesso de autocrítica: enquanto está criando, não se fiscalize. Escreva. Se ficar ruim, você pode melhorar depois. Se você filtra muito as ideias, nenhuma passa. Se você fica voltando e corrigindo muito enquanto escreve, perde o fluxo de pensamento.

Cansaço: sem dúvidas, um vilão, pode provocar bloqueios momentâneos. Lembre-se de que você é um ser humano, uma pessoa com limites que precisam ser respeitados. Se sua mente está exaurida, a melhor solução é o repouso. Se você está cansado ou cansada hoje, porque já teve um dia cheio, pode valer a pena simplesmente ir dormir. Mas, se você já está sentindo que é um bloqueio, certamente seu cansaço não começou hoje. Você certamente está abusando de seu organismo e de seus limites há algum tempo, e há alguns dias (às vezes muitos), não consegue mais render. Nesse caso, cabe rever suas prioridades, ver se há algo que esteja em sua rotina que você possa abrir mão, ou se é preciso você planejar uma mudança de médio ou longo prazo para seu estilo de vida. Mas, para produzir, como está, não espere resultados. Cuide-se bem!

Falta de foco: Você está fazendo ou escrevendo muitas coisas de uma só vez, e termina travando, não produzindo tanto quanto poderia. Há estudos que apontam que a falta de foco pode fazer sua produtividade cair quase na metade, e o estresse para realizar a tarefa também sobe muito, o que pode fazer você ficar esgotado e até mesmo perder o interesse no que está fazendo. Não seja multitarefa! Quando for escrever, tente eliminar estímulos, como telefone, internet, etc.

Falta de hábito: se você costuma esperar a inspiração aparecer, para escrever, e isso só acontece esporadicamente, e em dado momento ela não chega, isso não é um bloqueio. Isso é falta de hábito. Coloque-se em posição de criar regularmente. Pode ser todo dia, ou todo dia de semana, ou como você quiser e preferir. Mas, faça da escrita uma rotina segura, e habitue sua mente a escrever com regularidade.

Há outras causas, mas, até onde pode perceber, essas são as mais comuns. Mas, é importante saber que acontecer o bloqueio vez ou outra é algo natural, e até inevitável, e que ele tende a nos deixar em paz, com algum tempo, principalmente se você conseguir eliminar a sua causa.

Mas, há pessoas que PRECISAM produzir, ou, que querem manter um compromisso mais firme com seu trabalho criativo. Reafirmo que você não deve se pressionar, mas, surpresa: Existem várias técnicas e estratégias que podem te ajudar. Listo adiante algumas delas, que funcionam comigo, e você pode experimentar:

a) Desafios: Principalmente para escrever poemas, gosto de me colocar no lugar de outra pessoa e "sentir" o que ela sente, ou de brincar com acrósticos ou com a metria do poema. É instigante;

b) Ler: Pode ser um conto, um livro, alguns poemas... não importa. Mas, ler ajuda muito a trazer ideias novas. Não se trata de copiar ideias, jamais! Mas, algo na leitura pode servir de provocação. A sua mente cria realizando conexões entre coisas que você viu ou ouviu em algum lugar, em algum momento. Por isso, também há um capítulo nesse livro sobre pesquisas, checa lá. Ao fim, a leitura termina funcionando para lembrar ou mesmo como uma fonte direta de ideias, que, depois, podem ganhar vida e sair completamente do contexto de onde você as tirou.

COMO ESCREVO e como isso pode te ajudarOnde histórias criam vida. Descubra agora