O trabalho do escritor é algo que não acaba quando escrevemos a última linha do texto. O trabalho, na verdade, só está recomeçando.
Pela frente, pelo caminho "ideal", você ainda tem uma boa revisão (ou várias) e respectivas correções, exposição para leitores beta, e, se pretender publicar em editoras tradicionais, possivelmente ainda há uma verdadeira saga para sua publicação.
Claro que há plataformas (como aqui no Wattpad, blogs ou até opções de autopublicação do nipe do Clube de Autores e o KDP da Amazon) que simplificam alguns aspectos do caminho para a publicação. E nada impede que você termine de escrever e publique imediatamente, queimando etapas. Mas, a probabilidade é que, por mais genial que você seja, o texto seja publicado com muitos problemas. Problemas naturais, como pequenos vícios, erros de ortografia ou digitação, pequenas incongruências etc. etc. etc. E, se você está publicando numa plataforma que lhe dá essa liberdade, como diz tio Ben a Peter Parker, "com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades". Tudo isso que as editoras tradicionais fazem vai ser sua responsabilidade, não importando se faça pessoalmente ou pedindo a/contratando terceiros, inclusive, a depender da sua escolha de publicação, a realização da diagramação, da elaboração de capas, montagem da ficha catalográfica...
Não é razão para espanto que o mercado, com tantas opções, tenha se tornado excepcionalmente exigente. Se, por um lado, sempre há público para todos os tipos, níveis e variedades de literatura - e ainda bem que o há! -, por outro lado é cada vez mais difícil de se destacar entre tantos escritores! Uma edição bem feita pode poupar você de gafes perfeitamente dispensáveis, como um erro de crase no título do livro (já mencionado nesse livro), que espanta muita gente logo de cara. Afinal, se no título o autor se permitiu um erro, Deus me livre de como está escrito o texto!
Então, se você terminou de escrever o seu texto. Descanse dele por uns dias, deixe ele tirar férias de você, e, a começar de uma data que você tenha estipulado, arregace as mangas! Seu trabalho está apenas começando!
VOCÊ ESTÁ LENDO
COMO ESCREVO e como isso pode te ajudar
Non-FictionQual é o problema de simplesmente usar a imaginação e tocar fogo (metaforicamente) na caneta (ou o teclado)? NENHUM! MAS, fazê-lo com técnica e planejamento me levou a novos patamares. Quero compartilhar minha experiência com você, que escreve ou pr...