Horóscopo Chinês

1.3K 80 2
                                    

HORÓSCOPO CHINÊS: CONHEÇA AS CARACTERÍSTICAS DOS SIGNOS CHINESES.

No horóscopo chinês, há um ciclo de doze anos específico que é representado por doze animais, são eles: o rato, o boi (ou búfalo), o tigre, a lebre (ou coelho), o dragão (ou lagarto), a serpente (ou cobra), o cavalo, o carneiro (ou bode, ou cabra), o macaco, o galo (ou fênix), o cachorro e o porco (ou javali).

As técnicas astrológicas chinesas se relacionam ao calendário chinês e ao seu ciclo de doze anos, o zodíaco chinês, popularizado na cultura ocidental através de seu horóscopo. Esse é um dos calendários lunissolares (que consideram o Sol e a Lua) mais antigos e precisos do mundo.

“As dez mil coisas procedem do destino, e nem metade é do homem.”

Esse provérbio chinês resume bem as crenças relacionadas à astrologia chinesa: o homem não controla seu destino. Ele é determinado desde o nascimento pelo alinhamento dos planetas, o mês, o dia e a hora de seu nascimento.

De acordo com a tradição chinesa, nós ofendemos Tai Sui 太歲, o deus do tempo da mitologia chinesa, a cada retorno de nosso signo de nascimento. Para evitar que isso aconteça, a melhor maneira de se proteger é usar algo vermelho durante todo o ano oferecido por uma terceira pessoa: uma fita, roupa íntima, um cinto, um chapéu, uma pulseira…

A astrologia chinesa é rica e complexa.

Astrólogos-astrônomos

Além do Zodíaco Chinês, os astrólogos-astrônomos deixaram ao mundo outras valiosas contribuições. Acreditavam que os cometas eram emanações dos planetas e foram os primeiros a observar o cometa Halley em 240 a.C.. Dividiram o ano em exatamente 365 ¼ dias em 444 a.C., tal como fez Júlio César quando introduziu o nosso atual calendário.

As enchentes e as secas eram previstas astronomicamente desde 300 a.C. e o papel desses sábios era dos mais decisivos na administração econômica e judiciária de todo o país. As manchas solares eram cuidadosamente registradas desde 28 a.C., pois acreditava-se que o sucesso na agricultura estava intimamente ligado a esse fenômeno solar. Aos planetas foram dados elementos e direções;

Júpiter = (madeira, leste); 

Marte = (fogo, sul); 

Saturno = (terra, centro); 

Vênus = (metal, oeste)

Mercúrio = (água, norte).

Em vez de se basearem na elíptica, como fazem os astrólogos ocidentais, os chineses observavam as estrelas circumpolares, que eram visíveis durante a noite toda e durante o ano todo. Concentravam-se também nas 28 constelações circumpolares, denominadas hsui. Cada uma delas pertencia a um dos palácios celestes e tinha o nome de algum animal. Assim, a constelação do Morcego, por exemplo, estaria nos domínios do Palácio do Norte.

Alguns desses animais não só dão seu nome aos doze meses, como também aos ciclos horários e aos ciclos de 12 meses. Esse Zodíaco parece ter sido usado desde 500 a.C. Porém, a verdadeira origem do círculo dos animais ainda permanece desconhecida.

Zodíaco ChinêsOnde histórias criam vida. Descubra agora