Cachorro

149 20 0
                                    

·Melhor método de disciplina.

Os filhos de Cachorro são possuidores de bom coração, impulsivos, demonstrativos e amáveis, mas são também voluntariosos obstinados, não se lhes podendo impor submissão. O apelo ao raciocínio surte muitíssimo melhor efeito, pois que, quando se lhes explica com bondade, confessam pressurosamente a falta e procuram repará-la; em compensação, o seu poderoso instinto de justiça reclama idêntico gesto da parte do pai ou mestre que tiver falado com mais severidade que o caso permitia. Tal é a susceptibilidade de sofrerem a influência de estranhos que facilmente se deixam levar para um bom ou mau caminho, e tanta é a intuição que possuem que chegam até mesmo a pensar e agir de maneira análoga à daqueles em cuja companhia residem. Por conseguinte, se receberem censura ríspida e impaciente, responderão no mesmo tom.

·Não ridicularizar.

O meio mais seguro de obrigar à mentira essas crianças é ridicularizar-lhes o espírito fantasista e insistir em que dêem explicação de tudo quanto pareça incongruente no seu modo de proceder. Dá mais trabalho e cuidado aos pais ou professores, porém é muito mais útil às crianças de Cachorro, encarar-se algumas vezes as coisas de acordo com o seu ponto de vista, pois elas geralmente sabem que suas conclusões estão certas, mas não sabem explicar porque assim pensam. No treinamento moral, o que se procura é resultados, e se os métodos de que se servem são errados, devem sem hesitação ser substituídos por outro que satisfaça o caso individual.

·Corrigir com brandura.

As crianças de Cachorro são muito loquazes e inclinadas a exagerar; como, porém, essa tendência procede do entusiasmo inerente à própria natureza, não se deve reprimi-las senão com muita brandura. São naturalmente estudiosas, dotadas de grandes habilidades mecânicas, que se deveriam cultivar, bem como de gosto pela música e pelas artes. Contam muito com o afeto que lhes dispensa e carecem de não pequena soma de aplauso e estímulo.

Zodíaco ChinêsOnde histórias criam vida. Descubra agora