Boi

205 18 0
                                    

Os filhos de boi, graças à habilidade inata de governar, são predispostos a tomar atitudes de soberba e arrogância quando são instruções aos companheiros de brinquedos e criados da casa.

·Inculcar a prestimosidade voluntária.

Essas crianças, embora naturalmente operosas, não mostram boa vontade em prestar serviço aos outros, e é preciso que se lhes ensine que prestimosidade não é necessariamente servilidade, e que os obséquios que voluntariamente se prestam implicam numa liberdade perfeita. Quando tiverem compreendido esta lição, torna-se-ão muito prestativas e eficientes, entretanto não se lhes deverá permitir, tanto quanto possível, organizarem os próprios projetos; e, uma vez bem terminado o seu trabalho, não se lhes regateiem louvores.

·A crítica severa prejudica.

Maior erro não se poderia cometer na orientação de crianças sob Boi que ridicularizá-las ou falar delas com escárnio, pela sua falta de ambição, pois, sendo muito sensíveis e, de fato, deficientes no juízo de si mesmas, não obstante o hábito de se imporem, chamá-las de lerdas ou estúpidas é, com efeito, moldá-las nesse feitio. O sarcasmo é artigo de luxo para se aplicar entre pessoas iguais; nunca, porém, deverá ser usado com crianças e inferiores, por isso que somente poderia provocar resposta impertinente e causar desânimo na criança, fazendo-a desistir do intento de ser agradável.

·Sentimento de responsabilidade.

Quanto aos filhos de Boi faltar continuidade de ação, procura-se a causa no seu interesse que, devido a orientação faltosa, não foi ainda despertado completamente. Amam o estudo; e quando se lhes dá uma tarefa, à qual se imprima senso de responsabilidade, entregam-se a ela, removendo todos os obstáculos, não fosse senão para provar a si próprios que se mantiveram à altura do que deles fora  esperado. Tais crianças são estudiosas por natureza, e dotadas de paciência e perseverança inesgotáveis como se poderá facilmente constatar, observando-as seguirem as suas inclinações, tanto no trabalho como no recreio.

Zodíaco ChinêsOnde histórias criam vida. Descubra agora