Escola literária

102 5 3
                                    

Não sou escritor, eu acho. Bem, pelo menos nunca lancei nada na vida. No máximo, tenho umas brincadeiras no Wattpad. Nada relacionado a "Harry Styles" e literatura erotica, por favor!

Se bem que... Que mal teria, afinal?

Nos meus poucos meses tentando me convencer de que sou escritor, tenho visto muita crítica a "50 tons...", " Harry Potter", "Kefera" e qualquer coisa do Paulo Coelho. Bem, como amo dar asas à imaginação, gosto de ficar pensando como seria entrar em uma livraria daqui a cem anos. Certamente não encontraríamos nada do nosso querido Nicholas Sparks nas prateleiras de destaques. Ele, e outras estrelas literárias de hoje, como Augusto Cury, Sthepany Meyer e Edir Macedo estariam escondido nos fundos das livrarias, ou a preços barstissimos nos sebos, entre uma obra e outra de Shakespeare, Machado e Graciliano.

Já parou pra pensar que toda a obra literária produzida industrialmente hoje pode ser considerada como verdadeiras escolas literárias em um futuro próximo?

A escola da Fantasia Pos-Moderna (ou algum nome do tipo, rs) com seus Jogos Vorazes, Harry Potters, Divergentes, Transcendentes, Convergentes, Bivalentes...

Também teria a escola erótica, cujo obra prima seria 50 tons de cinza, seguidas por toda a literatura erótica do Wattpad.

Aliás, o próprio Wattpad seria considerado um divisor de águas na história da literatura, assim como aquela rede social de fanfics cujo nome não lembro e a preguiça não me deixa googlear. Falando em fanfics, estas serão tema obrigatório em qualquer vestibular que se preze.

E em grupos literários, escritores estarão defendendo esses estilos como boa literatura, e citando Paulo Coelho como exemplo a ser seguido.

Viagem? Profecia? Cannabis? Baboseira? Não sei, senhores. Talvez "Literatura" seria o termo correto. Talvez até eu, Bruno Ferreira Anastácio Pseudo Escritor Mero Mortal figure entre os nomes respeitaveis da literatura nacional. Daqui a cem anos eu estarei morto, mas quem sabe já terei tomado muito chá com bolacha (ou biscoito, como queiram) com os parças da ABL.

Então, não liguem para qualquer erro na construção desse texto, ou para a falta de criatividade do escritor. Talvez daqui a cem anos, isso seja considerado norma culta da língua e literatura, respectivamente.

Crônicas de um Futuro PresenteOnde histórias criam vida. Descubra agora