Muleta

16 1 1
                                    

౼ Central de Atendimento ao Escritor, Freddie, setor de divulgação, boa noite.
౼ Boa noite! Eu queria fazer divulgação do meu livro LGBT.
౼ Sim. É... Qual é o nome do seu livro?
౼ Ele se chama "Livro LGBT".
౼ Sim... Gênero LGBT, certo?
౼ Exatamente.
౼ E o seu livro fala do quê, especificamente?
౼ Então... Ele é um livro LGBT.
౼ Sim, entendi. Temática LGBT. Mas, do que ele fala?
౼ Ele é um livro LGBT.
౼ Ok. Vamos tentar mais uma vez... Como se chama o protagonista?
౼ Bem... Ele é um protagonista LGBT.
౼ Sim, eu entendi... Mas qual é o nome, senhor. O nome.
౼ Ele é LGBT.
౼ OK, tudo bem... Qual é a história?
౼ É uma história LGBT.
౼ Não, não... Por favor. Você não está entendendo. Eu quero saber sobre o enredo, se é romance, drama, suspense, comédia...
౼ É LGBT, moço.
౼ Aiai... (suspiros). Senhor: eu entendi perfeitamente que se trata de um livro com temática LGBT, e que o personagem principal é LGBT... Entendi perfeitamente. Mas eu preciso saber dos demais detalhes dá história, entende? Eu não posso solicitar um anúncio ao departamento de marketing com tão poucas informações. Eu não posso simplesmente dizer "é uma história LGBT". Eu preciso de mais informações. Eu preciso saber as características dos personagens, o estilo de texto, o enredo, gênero... Enfim, preciso saber tudo sobre a história, entende?
౼ Sim, sim. Eu entendi. Você precisa saber mais dados sobre a história, não é?
౼ Sim! Isso mesmo! Boa, garoto! Então, vamos lá. Conte-me a respeito da escrita. É um texto em primeira pessoa, em terceira pessoa...
౼ É um texto LGBT, moço...
౼ Ah, não! Chega! Chega! Eu não aguento mais!
౼ Mas moço, por favor. Eu quero que vocês divulguem a minha história! É uma história LGBT, e ninguém lê...
౼ Você precisa entender uma coisa: ninguém é obrigado a ler a história de ninguém. Não importa se é LGBT ou não. Entende?
౼ Mas moço, eu anúncio todo dia: "venham ler a minha história, ela é LGBT, tem personagens LGBT, tem representatividade..."
౼ Não, não! Definitivamente não! Chega! Em nome da Central de Atendimento ao Escritor, eu te PROÍBO de anunciar sua história como LGBT!
౼ Mas..
౼ Não! Quem fala agora sou eu! Você não tem o direito de usar a causa LGBT, ou feminista, ou religiosa, ou o que quer que seja, como muleta para a sua história ruim!
౼ Ruim?
౼ Ruim, sim! Estou acessando a sua história aqui na Plataforma... Que vergonha! Que enredo pobre! Não tem início, não tem meio, não tem fim... Personagens mal construídos... E um monte de pornografia barata nessa história que você anuncia como "hot"... Sem contar os erros de português... "Eu desci lá embaixo para atender ele...", por favor?? E essa outra aqui: "... ele veio pra mim e mim contou uma istoria nada haver"??? Como assim?
౼ É uma história LGB...
౼ Shhh! Cala tua boca! Cala a tua boca, entende! Tome vergonha na sua cara e vá criar uma história decente! Crie uma história que enalteça a causa que você diz defender! Pare de ficar colocando personagem negro na capa pra ganhar like! Para de ficar anunciando sua história como LGBT pra ganhar visualização! Você quer fazer história feminista e sequer faz uma pesquisa mínima? Deixe de ser preguiçoso!
౼ Mas, moç...
౼ Quieto, porque eu não terminei! Tem gente morrendo, nesse exato momento, por defender as causas que você está usando por puro clickbait, sabia? Não interessa se você concorda ou não com a causa ou filosofia que seja, pois todos somos livres para isso, para concordar ou não. Mas respeitar é obrigação! É o mínimo que temos que fazer para construirmos um mundo mais respeitoso. Quer escrever sobre qualquer coisa, sobre qualquer causa? Escreva! Mas tome vergonha na cara e pare de fazer isso apenas por likes!
౼ É verdade, moço. Você tem razão...
౼ Eh... Desculpe, também. Eu acho que fui muito grosso com você.
౼ Não, não... Você tem razão... Sabe, eu fico até sem jeito de ter feito isso...
౼ É que todos os dias pessoas ligam aqui, querendo que suas histórias façam sucesso só porque são LGBT, ou porque tem empoderamento feminino, ou representatividade racial... Entende? Se sua história for realmente boa, todos lerão. Você não precisará ficar usando uma causa seria como muleta pra sua história ruim, sabe?
౼ Sim, eu entendi.
౼ Lembra de Black Mirror, por exemplo. Nunca vi eles dizendo "venha assistir 'San Junípero' pois duas lésbicas fazem o par romântico", ou "Assista 'Crocodile' porque as protagonistas são mulheres, e uma delas é mulçumana". Aliás, a personagem mulçumana desse episódio é apresentada como uma mulher normal, que trabalha, tem família, está investigando um crime... É uma personagem boa por si só, não precisa usar o fato de ser mulçumana para mendigar piedade do espectador. Você entende como isso é lindo? Como isso enaltece qualquer causa? Mostrar ao mundo histórias incríveis sobre pessoas de qualquer credo, raça, sexualidade, e mostrar que acima de qualquer diferença todos nós somos seres humanos, com suas qualidades, defeitos, paixões, medos, emoções?
౼ É verdade. Agora eu entendi. Você tem toda a razão... Inclusive... Eu vou engavetar esse livro LGBT por algum tempo, vou repensar tudo aqui... Criar um bom enredo, bons personagens..
౼ Isso! Isso mesmo! Sabe? Acho que tivemos um momento muito bonito aqui, não foi?
౼ É verdade. Tivemos.
౼ E eu percebo que você é uma pessoa bem intencionada. E eu quero te ajudar.
౼ Bem, então eu vou pedir ajuda com um outro livro.
౼ Sim, sim. Poderia me falar mais sobre este livro?
౼ Bem... O que posso dizer? É um livro gospel, com personagens gospel, uma temática gospel, capítulos gospel...
౼ ...

Crônicas de um Futuro PresenteOnde histórias criam vida. Descubra agora