Estimulando falhas 2

7 2 0
                                    

Uma outra forma de estimular as falhas é você usar a transparência de forma indevida. Quando você pede a transparência da outra pessoa mas usa a informação que ela te trás contra a própria pessoa você além de estar sendo imaturo, está estimulando a outra pessoa a não te contar nada.

Já faz alguns anos que eu sofria muito isso todos os dias. Em uma determinada organização eu tinha uma líder a cima de mim para quem eu devia me reportar diretamente e eu não fazia isso, também não entendia o motivo dessa minha atitude quase que involuntária. Certa vez eu sentei do lado dela e ela me implorou pra contar os problemas que estavam ocorrendo, e eu escrevi em um papel e entreguei pra ela porque eu não conseguia dizer. Ela recusou o papel e disse que queria ouvir da minha boca então com muita dificuldade, no final daquele dia eu contei pra ela e fui dormir. No dia seguinte ela marcou uma reunião comigo e me esculachou usando tudo o que eu tinha dito contra mim.
Mais tarde isso se repetiu com outro líder da mesma organização, a diferença foi que dessa vez eu já tinha me tornado líder também então éramos do mesmo nível hierárquico. Ao invés de me esculachar como a outra líder havia feito, ele disse que iria contar os meus problemas para uma liderança a cima de nós, isso sem a minha permissão.

Agora eu te pergunto, você acha que eu voltei a confiar nesse tipo de relação? Onde "o que disser pode e será usado contra mim no tribunal"? Claro que não.

Como você tem lidado com as informações que as pessoas que confiam em você te passam? Se sua amiga conta pra você que não vai poder sair com você em um evento importante por questões familiares você bloqueia ela e para de falar? Se seu namorado revela pra você algo que fez no relacionamento anterior você joga isso na cara dele nas discussões? Se seu pai te conta as trakinagens que fez quando tinha sua idade você tira a moral de pai que ele tem na hora que ele corrigir as suas trakinagens?

E por que eu digo que isso é estimular falhas? A sua falta de compreensão, comunicação violenta diante daquela situação faz com que a outra pessoa conclua que fazer o certo não vale a pena. Te contar as coisas prejudica mais a relação, logo, esconder de você acaba sendo mais viável. Pois se você não souber, não usará aquela informação para ofender ou prejudicar outra pessoa.

No meio das minhas várias relações as pessoas confiam MUITO em me contar as coisas justamente pela forma pacífica que eu tenho ao receber as informações, ou pela paciência que eu tenho em ouvir calado até a pessoa terminar de dizer, ou por eu fazer reflexões e considerações boas com a pessoa durante a conversa, ou por eu simplesmente guardar o segredo e realmente não espalhar.
Eu me sentiria mal se eu fosse exemplo de alguém que não dá pra confiar contar nada. Eu já fui esse tipo de pessoa, mas eu amadureci. Não to querendo dizer também que eu fico neutro ao receber toda e qualquer informação, dependendo do que for eu me posiciono a favor ou contra, falo mais duramente ou mansamente. Mas sempre respeito o que a pessoa está dizendo.

Aprendendo AmarOnde histórias criam vida. Descubra agora