Amizade

2 1 0
                                    

Uma vez um amigo meu que já tinha morado fora estava me contando sobre como as pessoas se comportam lá em questão de se relacionar entre si socialmente e ele me disse que foi um pouco difícil se adaptar porque lá onde ele estava eles não são muito receptivos nem muito abertos. Aqui no Brasil somos bem fáceis de fazer amizade, lá pra ser chamado de amigo tem que ser uma pessoa bem próxima a família e de anos de amizade. Não tô querendo dizer nesse capítulo que nossa cultura deve mudar e se parecer com a deles, é só pra te fazer refleti nas relações que você diz ser amizade e na verdade não são.

Vou falar de experiências minhas e mesmo assim não serão suficientes pra expor a minha definição de amizade:

Amizade é quando você junta assunto conforme os dias vão passando pra poder contar pra pessoa quando encontrá-la; você dorme ansioso querendo vê-la no dia seguinte; você elogia de graça e sem motivo; você apóia, defende mesmo se a pessoa estiver errada e depois mais tarde vai lá e dá um sermão; é você abrir sua casa e agradar a pessoa com tudo o que você tiver disponível; chamar a pessoa pra dormir lá algum dia, pra jantar, almoçar, pra assistir filme, pra jogar alguma coisa, pra conversar, pra limpar a casa junto; pra chorar junto; você xinga e briga feio com a pessoa mas você ama ela e logo logo parece que nada aconteceu; é vocês sonharem juntos e/ou acreditar nos sonhos um do outro. Enfim. Tanta coisa.

Amigos permanecem nos momentos difíceis se não os afastarmos de nós e eles também se alegram com as nossas conquistas.
Existem amizades periódicas, mas eu gosto mais das amizades vitalícias.

Mas saiba quem são os amigos, quem são os colegas e quem são as pessoas que não servem para um bom proveito, não vale a pena fazer amizade com essas. As vezes a pessoa pode ser uma ótima pessoa para alguns mas pode ser uma má amizade pra você, não necessariamente ela precisa ser ruim ou mal caráter pra te fazer mal.

Pra finalizar: amizade deve ser algo espontâneo de ambas as partes, não pode ser forçado, mas recíproco. Existem várias fases, boas e ruins por onde a amizade passa, as vezes vocês terão que se reinventar e reacender as chamas dessa amizade, investir coisas novas. Viver entre bons amigos torna a vida mais leve. Não viva só, mas também não viva mal acompanhado.

Aprendendo AmarOnde histórias criam vida. Descubra agora