Bola de neve

5 1 0
                                    


Constantemente nós fazemos escolhas em nossa vida, temos nossas responsabilidades diárias, temos nosso problemas e podemos escolher o que fazer ainda que não saibamos o quê fazer, e não fazer nada também é uma escolha.

Talvez você, assim como eu, já ficou com várias matérias acumuladas na escola (ou faculdade) porque você deixou pra fazer depois ou esqueceu de fazer e no final das contas aquilo foi acumulando até que ficou fora de controle e algo muito ruim te acometeu.

Nunca deixe pra depois, as coisas mínimas tendem a crescer e se tornarem graves! Aliás nada que é grave já se origina grave, sempre vem de algo simples e piora gradativamente, a diferença é a velocidade que isso acontece para cada ocasião. Por exemplo, um cara bebe 3 copos de uma bebida alcoólica, saí pra dirigir seu carro, bate de frente com outro carro, todos morrem, 2 famílias tiveram perdas, alguém perdeu o pai que era quem sustentava a casa, e então essa família passa a ter necessidades dentro de casa, a criança desenvolve doenças psicossomáticas pela ausência do pai e por assistir o estado deplorável a mãe viúva que trabalha igual louca pra poder não passar fome... Tudo isso por causa de 3 simples copos com um líquido dentro. Tá eu dramatizei bastante na história, mas é só uma exemplo (e infelizmente não tá muito longe da realidade não viu!).

Eu já sofri demais por causa de um simples drama mal interpretado que 1 ano depois arrasou com a minha vida e até hoje eu sofro os resultados disso. Foi apenas 1 frase "Isso é culpa sua." Foi dita na hora errada, da maneira errada pra pessoa errada e virou uma bola de neve que foi crescendo conforme o tempo foi passando. Ela deu início a uma perspectiva onde todas as futuras decisões, opiniões e sentimentos seriam derivados desse dia, dessa frase. Até que por muito refletir e discutir sobre esse assunto refazendo os passos dados durante o relacionamento pra entender o que causou tantos problemas descobri que na verdade não era intencional me culpar, era só uma forma de desabafo, foi dito no calor da emoção.

Recentemente aconteceu de novo com outra pessoa, outro relacionamento, outra bola de neve.
A pessoa teve atitudes e escolhas não tão boas que cedo ou tarde trariam maus resultados, e eu cheguei na vida dessa pessoa justamente próximo do momento que esses resultados viriam. No meio dos desentendimentos comuns, dos conflitos comuns algo foi acontecendo de forma despercebida conscientemente. Eu fiz novos amigos e investi em fortalecer essa amizade justamente quando a minha parceira estava enfraquecendo laços e perdendo amigos por atitudes dela que já vinham acontecendo antes mesmo de eu chegar na vida dela. Então, pela perspectiva dela eu era responsável por estar roubando esse amigos dela então ela foi se afastando de mim aos poucos, perdendo a confiança, ou melhor, depositando a confiança que ela tinha em mim em outras pessoas de forma errada, pois para cada posição que uma pessoa ocupa na sua vida existe um tipo de confiança, você não pode dar a confiança de casal para amigos, nem de amigos para parentes, e assim por diante. E logo eu fui me sentindo trocado, abandonado, e isso se juntou com os conflitos comuns que não eram mais resolvidos 100% pois o diálogo ficava cada vez mais escasso, a transparência quase não existia já que a confiança estava bem menor, e os problemas foram se aglomerando, a distância e o desconforto foram aumentando, as brigas também, mas como a matriz do problema não foi exposta não adiantava muito chegar na raiz dos outro problemas que estavam acontecendo já que a fonte deles ainda estava bem ativa.

Até que chegou a um ponto onde não era mais compreensível a atitude e comportamento do outro muito menos a sua própria. Onde a resposta era "eu não sei porque eu estou agindo dessa forma". Se tornou automático, e tudo desabou. E numa simples conversa para voltar lá trás onde os problemas começaram finalmente algo foi revelado "pra mim você roubou minhas amigas". Depois de 1 ano e 4 meses praticamente. Depois de várias brigas fúteis... Tudo isso poderia ser facilmente evitado, dores, sofrimento, desgaste, tudo poderia ter sido evitado.

Em uma situação a pessoa falou mais do que devia, exagerou no que disse formando uma bola de neve, em outra situação a pessoa omitiu por muito tempo o que sentia fazendo com o que a fonte dos problemas nunca parasse deixando incapaz qualquer tentativa de fazer com que a bola de neve passe de crescer. Independente de ser algo que foi dito ou não dito, algo feito, desfeito ou não feito, os problemas tendem a crescer até sufocar as relações e isso acontecem TODOS OS DIAS com todo mundo. Mas algumas pessoas são sábias e aprenderam a lidar e não permitir bolas de neves em suas vidas.

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Sep 23, 2020 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Aprendendo AmarOnde histórias criam vida. Descubra agora