Manoel era um caboclo manso que gostava da tranqüilidade da fazenda, e sonhava em se casar apesar da idade.
Ele era irmão do meio de uma família de três irmãos; seu irmão mais velho, o Jacir vivia atrás de mulheres casadas. O outro irmão, ainda era garoto novo só estudava.
Numa noite de lua cheia, Jacir saiu todo perfumado. Enquanto Manoel descansava na rede e admirava a serenidade da noite.
A tranqüilidade durou pouco. De manhã, chegou à notícia de que Jacir foi encontrado morto. Seu pai nervoso interrompeu a choradeira com um comunicado:
— Mané eu estou velho, e não tenho forças, então você fica incumbido de procurar o culpado e vingar a morte de seu irmão.
A cidade era pequena então ele seguiu seus instintos, e foi em busca de informação. Quando adentrou o bar, só se falava no assassinato de Jacir.
— Jacir era cabra macho, só tinha um defeito, gostava de mulher casada, — comentou um homem em meio aos risos.
— Eu fiquei sabendo que ele andava atrás de Serafina, mulher do Paulão, — explicou outro.
Com a informação, no dia seguinte, Manoel levantou de madrugada, cuidou dos animais e foi pra frente da casa de Serafina. Não demorou, ela saiu de casa e foi rumo à frutaria. Enquanto isso Manoel a seguia.
Na volta, ela estava cheia de sacolas, por vezes parava embaixo de alguma árvore. Ele se aproximou de mansinho e disse:
— Posso te ajudar moça?
Serafina tímida como uma flor apenas assentiu. Conversaram pelo caminho coisas sobre o tempo. Mané sentiu carinho com misto de pena. Afinal era uma moça jovem que vivia com um velho bêbado. Os comentários eram de que Serafina foi dada como pagamento de uma dívida.
— Por favor, entre, posso te oferecer uma água, — convidou a moça.
Manuel, desacostumado com convites como esse, e sem reação foi para dentro da casa. Na cozinha ele observou a delicadeza com que ela pegou um copo lhe serviu.
O caboclo estava anestesiado pela delicadeza de Serafina. Até esqueceu porque estava ali. Ela foi chegando perto, se aproximou de seu ouvido e disse:
— Me sinto muito sozinha, queria poder sumir daqui, ir pra bem longe, com um homem bonito como você, — e continuou, — Você não é como seu irmão.
— O que tem meu irmão?
A moça se jogou aos seus pés e começou a chorar e pedir perdão. Ela contou que conversavam na cozinha e Jacir tentou violentá-la. Ela se defendeu com uma faca. Paulo apenas ajudou a levar o corpo a um rio, pra ela não ser presa. Sob a ameaça de que Serafina teria que fazer qualquer coisa que ele quisesse, como se já não fizesse.
Manuel ficou indignado com a atitude do seu irmão, e não poderia deixar aquela moça encantadora naquela situação.
Foi até sua casa e pensou em mil maneiras de contar aos seus pais o que verdadeiramente tinha acontecido, mas eles ficariam furiosos se soubessem. Então juntou suas coisas, foi até o rio e jogou suas botas e uma camisa. Deixou seu cavalo amarrado debaixo de uma árvore para que pudessem localizar as roupas.
— Vai ser melhor assim, para todos, — murmurou Manoel deixando o rio.
E partindo em busca do seu verdadeiro amor.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Risos e Sarcasmos
Короткий рассказColetânea de contos divertidos e sarcásticos na medida certa.