Conto 18 : Vencendo as barreiras

5 0 0
                                    

— Berlim está em festa!

Um homem anunciava nos alto-falantes em várias línguas, para os mais diversos turistas e atletas que ali passavam por conta do evento; Berlim era cede dos jogos Olímpicos de 1936.

Os turistas desconfiavam do cenário lindamente pintado de uma nação aberta e tolerante, com imponentes bandeiras da Alemanha nazista para todos os lados. Mas tentavam agir dentro da normalidade.

Naquele momento, em frente ao refeitório, passava a delegação dos Estados Unidos. Por precaução andavam em grupos, para garantir a segurança de seus atletas negros. Que a principio foram impedidos de ir, mas essa é outra longa história.

O competidor Josef Kraus caminhava sempre olhando para baixo, não por se envergonhar de sua cor, mas porque assim era mais fácil. Quando de repente encontrou uma credencial das Olimpíadas e entregou ao seu treinador. Ele pegou a credencial e observando comentou:

— Eu estou conhecendo esse atleta. — Parou um pouco tentando relembrar e continuou, — Esse é o Klemens o atleta mais desastrado da Polônia, ou talvez do mundo todo! — Comentou divertido.

— Como assim treinador? — perguntou Josef.

— Hoje pela manhã enquanto você descansava, eu fui assistir uma prova de corrida com barreiras e esse polonês estava competindo.

— Conta logo treinador, estou curioso.

— Coitado! —Ele deve ter saído correndo de vergonha por isso perdeu até sua credencial, — ironizou erguendo as sobrancelhas.

— Mas conta, o que aconteceu. — O homem tentava segurar o riso, enquanto uma multidão presenciava o renascimento de uma nação muito bem administrada.

— Ele foi recordista de participação mais rápida das olimpíadas, foram apenas dois segundos de prova — relatou rindo. — Mas Josef nada entendia.

— Mas porque treinador?— Ele tropeçou nas próprias pernas?

— Não nada disso, ele se assustou com o tiro do início da prova, levou as mãos na cabeça e se abaixou você tinha que ver, ninguém estava entendendo nada, a platéia gritava pra ele ir. Mas ele ficou ali parado todo atrapalhado.

Então, Josef ironizou:

— Também, por aqui todo cuidado é pouco,— disse olhando para os lados e voltando seus olhos para o chão. E o treinador continuou, porque ainda tinha mais.

— Quando ele resolveu correr, os outros competidores já estavam muito a frente. Então ele saiu em disparada e se enroscou na primeira barreira, você devia ter visto, ele saiu rolando derrubando todas as outras.

— Ele literalmente precisa superar as barreiras; que não eram poucas, mas principalmente a primeira. — Ironizou Josef divertido.

— Qual?— Questionou o treinador.

— A da burrice!— Os dois riram muito, enquanto por ali Alemães olhavam com ódio para o atleta negro que se divertia.

Risos e Sarcasmos Onde histórias criam vida. Descubra agora