Jake Loveno versão.
"Talvez esse seja, afinal, o início de algo grande."
—Aqui estão, como você pediu. — disse Maitê me entregando os resultados da nova amostra.
—Você notou algo diferente?- perguntei na esperança dela me dizer que não.
—Nada com o que se preocupar, quer dizer, os níveis dos gases poluentes que você estava estudando quase não aumentaram comparados ao exame de 2 meses atrás, o que já era esperado.
—Não, não estou falando deles, surgiu algum novo gás identificado ou aqueles gases que se encontram no 1% que ninguém estuda profundamente?
—Claro que estudam, a maioria dele é composto pelo gás nobre argônio, você não precisava ter pedido outra pesquisa pra saber isso, era só ter perguntado. — falou ela como se fosse super simples.
—Quero uma pesquisa detalhada desse 1% de gás, que você tem tanta certeza de ser o argônio, preciso que você analise se ainda se mantém em apenas 1% e se...
—Sério? Todo mundo já conhece os gases eu tenho certeza que um espirro não muda o fato do gás argônio ainda ser a maiori..
—Eu acho que existe um gás desconhecido no ar. — Disparei o mais rápido e firme que pude, agora já era, ou ela me acha paranóico, ou ela vai me ajudar.
—Gás desconhecido? —falou ela com a testa franzida novamente, com um olhar meio incrédulo— Do nada?
—Não é do nada, tenho razões pra acreditar que exista uma nova substância presente no mar, o que acaba influenciando no ar, olha aqui— falei entregando pra ela minhas pesquisas. — dez anos atrás os resultados batiam, cinco anos atrás também batiam, mas os de cinco meses pra cá tem mostrado algo faltando na conta total. Acredito que o que falta seja a porcentagem de uma nova substância.
—Mas as pessoas iriam notar...digo, os computadores, há testes sendo feitos praticamente a todo instante. — falou ela sem entender direito o que estava lendo.
—Os computadores não podem contabilizar o que teoricamente não existe, então, se eu estiver certo, os computadores acabam arredondando os resultados ou incluindo o que falta com a porcentagem obtida dos outros gases, colocando uma maior margem de erro, não sei, não sou engenheiro nem entendo de computadores.
—Ok...você me convenceu, vou fazer novamente focando no 1%. Trago o resultado segunda feira pela tarde.
—Você não está curiosa? Vai esperar até segunda? Qual é, hoje é quinta feira, você já vai ter folga amanhã. Vamos lá pela tarde, depois do almoço, eu te ajudo. Assim você consegue fazer seu trabalho pela manhã e de tarde resolvemos isso. O que me diz?
—Eu tenho opção? —disse ela já se dando por vencida.
—Te encontro às 15h no laboratório.
A manhã passou rápida, e o almoço também, provavelmente por conta da quantidade de trabalho que eu tinha pra fazer. Matias estava lançando um novo projeto e a empresa toda focava nisso.
Cheguei no horário combinado, e ela já estava lá me esperando. Faríamos aquilo com facilidade, éramos dois e por mais que eu não soubesse muito, não teríamos que calcular tudo novamente, só teríamos que focar no 1% que quase ninguém fala sobre. Ok, talvez não vá ser tão mais fácil assim, mas não podemos desistir.
—Pronto, agora temos que esperar pra analisar a quantidade exata de gás nobre argônio e do dióxido de carbono, que são os principais presentes no 1% e comparar com as analises antigas pra ver se o crescimento segue a linha esperada... ou se existe algum misterioso gás que faz com que esses sejam usados como disfarces para se manter no secreto e fazer as pessoas espirrarem — ok, deu pra sentir o sarcasmo na voz.
VOCÊ ESTÁ LENDO
M(ar)
RomanceEm uma cidade onde a chuva era praticamente desconhecida, o mar era a principal fonte de água potável através do processo de dessalinização. A cidade projetada por 20 fundadores agora contava com toda a população. Todos pensavam em tudo para manter...