Maitê Xavier Versão.
"É que ter um proposito causa uma mudança nas nossas ações e reações"
Era a hora do almoço e tudo saía conforme o planejado, almoçamos todos na empresa hoje, juntos. O biólogo que Cris arrumou era esperto, então terminamos a nossa parte antes do almoço. Jake não parou quieto nem por um instante, ficava de um lado ao outro resolvendo assuntos e se preparando pra falar, e eu só conseguia torcer pra tudo dar certo. Mais ou menos duas horas depois meu pai chegou com uma alga e um balde ,com tampa transparente, cheio de água, que provavelmente veio do mar. Ele me cumprimentou e foi com Cris foram preparar o aquário.
Uma hora se passou e os jornalistas começaram a chegar, direcionamos todos eles ao auditório. Estava chegando a hora, agora faltam apenas minutos e eu vi Jake se aproximar, ele parecia nervoso, o que era totalmente compreensível.
—Em menos de uma hora tudo isso vai acabar, vamos sair dessa vitoriosos e com eles nos amando ou achando que tudo isso é um jogo de marketing pra limpar nossa barra. Espero que seja a primeira opção, mas não tenho como garantir então eu queria... —ele disparou me olhando bem nos olhos.
—Jake para. Olha, todo mundo da empresa trabalhou pra chegarmos aqui, mas ninguém fez isso mais do que você. Eles só precisam ver isso, eles precisam ver sua verdadeira intenção. Eles não precisam do filho caçula tentando defender a empresa do pai. Eles precisam do cara que foi capaz de perceber que a saúde da população estava em risco e fez o necessário pra impedir um desastre. Precisam ver o cara que entrou em uma água mesmo sem saber se ela estava tóxica pra tirar fotos e encontrar evidências. Então mostra esse cara pra eles. Porque independente do resultado, eu não faria nada diferente, ainda que isso signifique quase ser devorada por um peixe. — disse abrindo um sorriso. — Vai lá, eu confio em você. Ele abriu um sorriso, me deu um beijo na testa e saiu.
Ia acontecer, era agora.
—Peço que todos se sentem, Jake Loveno irá entrar. Por favor, perguntas apenas no final, se o mesmo quiser responder. — disse Cris séria para todos do auditório.
Eu não queria sentar, então fiquei em pé no final do auditório. E ele entrou, era agora.
—Boa tarde a todos, gostaria de agradecer pela oportunidade que estão me dando. Hoje saiu uma notícia que me acusou de esconder a existência de algas tóxicas no nosso precioso mar, e eu não estou aqui pra dizer que não o fiz, na verdade eu fiz. — e então todos começaram a se entreolhar— Eu não saí contando pra mídia, ou algo do tipo, então de certa forma, eu omiti. Não pra salvar uma empresa ou pra deixar os animais marinhos serem afetados, mas na verdade, foi pro oposto disso.
—Então você assume? Fácil assim? —gritou um jornalista, mas Jake não pareceu se afetar e logo continuou:
—Assim que eu descobri que o ar estava tóxico, eu comecei a investigar o porquê, e por estar prestes a me formar em oceanografia, achei que a toxidade do ar pudesse ter relação com o mar. Então eu fui atrás de respostas, o que me levou a saber que a toxidade do ar vinha de uma alga marinha, totalmente desconhecida e nova, e de acordo com as pesquisas realizadas, ela sofreu mutação, o que causou tudo isso. Depois de saber que vinha do mar, eu, mesmo sem saber se era arriscado, fui mergulhar, e como mergulhador ativo daquela área, eu saberia se tivesse algo diferente lá. E tinha. Então eu fotografei, peguei amostras e realizei mais pesquisas, o que nos levou a criar uma substância que era capaz de neutralizar a toxina da alga e impedir a reprodução da mesma. Aqui tem fotos da alga, e das câmeras que eu mesmo instalei pra acompanhar o desenvolvimento delas— disse apontando pro slide e continuou:
-E então eu convoquei uma equipe para mergulhar ao meu lado, e aplicar essa substância em todas as algas desse tipo que encontrássemos no caminho. E foi o que fizemos. Além disso, naquele mesmo dia, encontramos alguns peixes mortos, que haviam comido a alga e morrido por conta da toxina. —falou enquanto passava fotos no slide, estava tudo correndo bem, então continuou:
VOCÊ ESTÁ LENDO
M(ar)
Любовные романыEm uma cidade onde a chuva era praticamente desconhecida, o mar era a principal fonte de água potável através do processo de dessalinização. A cidade projetada por 20 fundadores agora contava com toda a população. Todos pensavam em tudo para manter...